A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) na Itália, informou através de um comunicado de imprensa sobre os vários ataques que o grupo terrorista Boko Haram está perpetrando em áreas rurais da Nigéria, onde “pais e adolescentes estão sendo mortos”.

Através desta mensagem, a fundação pontifícia falou sobre a situação dos cristãos que estão perdendo a vida nas mãos destes terroristas muçulmanos, embora o governo nigeriano tenha anunciado no final de 2021 que membros do Boko Haram seriam desarmados e reintegrados à sociedade.

Milhares de terroristas começaram a depor as armas em várias partes do estado do Borno, no nordeste da Nigéria. Na semana passada, sete mil membros do Boko Haram se renderam na semana passada.

No entanto, segundo informações recebidas pela ACN, o Boko Haram transferiu suas atividades para áreas mais rurais da Nigéria e especialmente para as regiões fronteiriças de Camarões e do lago Chade.

Um relatório enviado à fundação pontifícia pelos parceiros dos projetos realizados em Camarões revela que desde setembro de 2021, o Boko Haram faz repetidos ataques em Mutskar, na fronteira com a Nigéria, no norte de Camarões.

Esses ataques comprometeram a vida da Igreja e desaceleraram todas as atividades pastorais. “Hoje, as pessoas estão cheias de medo e ansiedade”, disse um padre local à ACN.

“Recebemos outra visita – uma de muitas – de militantes do Boko Haram. Mataram duas pessoas, queimaram casas e levaram roupas e pequenos animais. Desde meados de fevereiro, quatro das sete áreas da paróquia estão paralisadas”, disse o padre.

“Pensamos que eles não poderiam chegar a Oupaï porque fica bem no topo de uma montanha, mas estávamos enganados”, lamentou o padre em declarações à fundação pontifícia.

“Cinco áreas foram afetadas. As cidades de Bigdé, Douval e Vara já estão quase completamente vazias”, explicou.

O padre disse também que o grupo terrorista mudou sua forma de agir. “Antes entravam nas aldeias gritando ostensivamente gritos de guerra, mas ultimamente vêm discretamente, aproveitando a lua cheia, para surpreender as pessoas enquanto dormem. Eles matam pais e adolescentes, especialmente meninos. Depois saqueiam a propriedade da família", disse ele.

A existência já era precária em uma região onde a fome é generalizada e os recursos escassos, mas agora as pessoas são obrigadas a fugir para cidades mais ao norte, onde são expostas a outro tipo de insegurança.

"Os que ficam são obrigados a dormir longe de suas cabanas, no frio e em condições terríveis", lamentou o padre, que também pediu orações. "A situação é realmente preocupante e contamos com suas orações."

A Ajuda à Igreja que Sofre acaba de aprovar um projeto de apoio a um campo de refugiados para vítimas do Boko Haram em Minawao, na diocese de Makolo, no extremo norte de Camarões. Foram também destinados fundos para imprimir duas mil Bíblias em Mafa, língua falada em 12 paróquias da mesma diocese.

Confira também: