Um sacrário de ouro com o Santíssimo Sacramento dentro foi roubado de uma igreja católica em Hydes, Maryland, EUA, entre a noite de sexta-feira, 25 de março, e a manhã seguinte.

“Me entristece que eles tenham tirado o sacrário com a Sagrada Eucaristia, o que é terrível”, disse o padre Pete Literal, pároco da igreja São João Evangelista, à CNA, agência em inglês do grupo ACI, na quarta-feira, 30 de março.

Além do sacrário com a Eucaristia, também roubaram a base de uma cruz processional, quatro candelabros e seis porta-velas. Segundo um relatório policial, também danificaram uma porta lateral da igreja.

Segundo o relatório, o dano da porta “não estava perto da trava ou da fechadura e não houve sérios danos às superfícies adjacentes”.

O administrador da igreja, Shawn Blair, disse à CNA na quarta-feira que a paróquia ainda está trabalhando para determinar os danos e perdas, mas disse que o valor seria superior a US$ 20 mil "sem dúvida".

O padre Literal comentou que não está claro como o ladrão ou os ladrões entraram e saíram da igreja, já que não há câmeras. O vigário paroquial, padre Ross Conklin, estava se preparando para a missa no sábado de manhã quando descobriu que os itens haviam sido roubados.

“É muito doloroso que alguém faça isso a uma igreja. O fato de que tenham levado a Eucaristia é muito perturbador”, disse Blair.

Padre Literal pediu aos responsáveis ​​que devolvam os artigos “e que cuidem da Eucaristia no sacrário”, porque “é sagrada”. Os paroquianos estão tristes com a notícia, acrescentou.

Na tarde de sábado, disse o padre Literal, “fizemos uma oração simples de consagração da igreja” e aspergimos água benta. No próximo fim de semana ele planeja fazer uma missa de reparação. Por enquanto, foi colocado um sacrário provisório.

“Este não é um crime de ódio, mas mais de ganância. As pessoas estão roubando coisas sem se preocupar com nada; realmente é só ganância e dinheiro”, disse o padre.

O boletim de ocorrência inclui os crimes de roubo em segundo grau e destruição da propriedade.

Scott Shellenberger, o promotor distrital de Maryland, disse à CNA que a pena máxima para roubo em segundo grau é de 15 anos de prisão. Por destruição maliciosa, danos inferiores a mil dólares podem receber 60 dias de prisão; danos superiores a essa quantia são puníveis com até três anos de prisão, disse ele.

Confira também: