O padre Liam Ryan e outros dois homens que ajudaram a resgatar um surfista mordido por um tubarão em 31 de julho de 2020 vão receber o prêmio Australian Bravery Award (Prêmio à Coragem Australiano), do governador geral da Austrália, David Hurley.

O padre, capelão no Hospital Público St. John of God em Midland, Perth, resgatou Phil Mummert, de 28 anos de um grande ataque de tubarão branco em Bunker Bay.

Ryan disse que estava muito honrado e grato pelo prêmio, segundo Cathnews, serviço de comunicação da Conferência Australiana de Bispos Católicos. “Eu estava de férias no sul com meu melhor amigo Jess Woolhouse e sua família, e decidimos surfar um pouco em Bunker Bay”, disse o padre. Woolhouse e um outro surfista, Alex Oliver, participaram do salvamento.

“Não estávamos há muito tempo na água e já estávamos remando para uma segunda onda, quando notei a nadadeira dorsal de um grande tubarão branco de cinco metros surgindo ao lado de um surfista. O tubarão atacou o surfista, mordendo sua perna e a parte inferior da perna, depois o jogou de volta na água”, disse o padre Ryan.

Phil Mummert conseguiu empurrar sua prancha quebrada na boca aberta do tubarão, que continuou dando voltas enquanto o homem tentava se defender. Ryan, Woolhouse e Oliver se aproximaram para tentar protegê-lo.

“Phil teve muita sorte, depois soubemos que o tubarão não atingiu a artéria principal em sua perna. Poderíamos chamar isso de sorte, mas eu gosto de pensar que foi a Providência”, disse o padre.

“Dois anos depois, nos tornamos amigos íntimos e nos encontramos com frequência”, disse ele.

Misha Wright, namorada de Phil, agradeceu ao padre por sua ação corajosa em 2020.

“Ele não só arriscou a própria vida para ajudar a salvar a de Phil, mas também correu até o final da praia para me contar o que aconteceu e tirar todo mundo da água”, disse ela.

“Honestamente, não sei como uma pessoa pode ver um estranho sendo atacado por um grande tubarão branco de quatro metros e nadar em sua direção para salvá-lo, por isso estamos muito gratos a todos que ajudaram a salvar a vida de Phil”, acrescentou Misha.

Depois que Phil foi levado para um hospital, o padre se afastou para ficar sozinho e disse: "Chorei um pouco e simplesmente agradeci ao Senhor".

Phil agradeceu a seus salvadores, dizendo que eles “arriscaram suas próprias vidas para vir me ajudar. Eu não estaria aqui hoje se não fosse por eles."

Ryan é o segundo de dez filhos de uma família católica unida. Ele cresceu surfando e “nutrido pelo caminho de Deus”, como contou em 2020 ao jornal australiano The Catholic Leader.

Ele foi ordenado sacerdote em agosto de 2019, depois de concluir seus estudos no seminário Redemptoris Mater de Perth, do Caminho Neocatecumenal.

Depois de passar dois anos como missionário em Alotau, Papua Nova Guiné, serviu na Igreja de Santa Brígida em Midland, na arquidiocese de Perth.

"Lembro-me de João Paulo II, uma frase que ele disse que me tocou: 'Cristo quer chegar a muitas pessoas e a muitos lugares através de você', e isso é algo que me acompanha desde os primeiros dias de minha vocação", disse o sacerdote antes de receber as ordens sagradas, em um vídeo da arquidiocese de Perth.

O padre conhece os perigos do mar, mas diz surfar é sua maneira de relaxar "e desfrutar do que Deus criou".

Após sua visita a Bunker Bay em julho de 2020, o padre contou que, embora tenha salvado alguém que não conhecia, “ninguém é um estranho agora. Olho para um rosto e penso: esse cara tem uma história por trás dele, pessoas que o amam. Essa valorização da humanidade é uma mudança em mim: saber que existe um vínculo, pessoas dispostas a ajudar, a arriscar a vida”.

"O cristianismo se baseia no princípio de que alguém dá a vida por ti", disse ele.

O padre lembrou que não queria ter uma lembrança negativa ou traumática da experiência, então no dia seguinte voltou à praia, fez “uma oração matinal e uma eucaristia. E a segunda leitura dizia: 'Nada pode nos separar do amor de Cristo'. Quão verdadeiro é isso".

Mais em

Ryan contou que na hora do ataque do tubarão o que lhe deu força foi "a graça de Deus".

Confira também: