O governo do Paraná dispensou o uso de máscara contra covid-19 em lugares fechados, na quarta-feira (29), mas dioceses do Estado, como Londrina, Toledo e Campo Mourão, querem que ainda se usem máscaras em certas circunstâncias.

O bispo de Campo Mourão, dom Bruno Elizeu Versari, disse que a flexibilização do uso de máscaras se deve “aos esforços de pessoas competentes na área de saúde”. Mas, ressaltou que ainda “preocupa o fato de não estarmos totalmente seguros para voltar plenamente aos antigos costumes e hábitos”. Por isso, recomendou que a diocese se mantenha “vigilante” em relação aos “cuidados que possam garantir o bem da nossa vida e da saúde do próximo, principalmente nesses dias que seguem da Semana Santa, quando um maior número de pessoas costuma frequentar” as celebrações.

Dom Versari orientou que “durante as celebrações ou demais encontros, seja mantido o uso de máscaras (não obrigatório)”, em respeito “às pessoas mais vulneráveis, idosos, portadores de comorbidades, ou que ainda não estão com a vacinação completa”. O bispo pede que essas orientações sejam seguidas “ao menos até a próxima festa da Divina Misericórdia, dia 24 de abril de 2022”.

O bispo de Toledo, dom João Carlos Seneme, comunicou a flexibilização do uso de máscaras nos espaços diocesanos, “sendo eles: templos, espaços utilizados para catequese, formações, salões, secretarias, promoções e afins”. Mas, disse que continua a “estimular o uso das máscaras” por pessoas com “sintomas de covid-19, além de não vacinados contra a covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto”. Também recomendou que continuem utilizando a proteção facial “pessoas vulneráveis à doença, como idosos, gestantes, puérperas ou com comorbidades e pessoas imunossuprimidas”.

Em comunicado do dia 30 de março, o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, informou que não é mais obrigatória a utilização de máscara “nas celebrações eucarísticas e encontros promovidos pela Igreja”. Porém, aqueles “que se sentirem mais seguros com a máscara, podem continuar a usá-la”. Além disso, recomendou que quem apresentar sintomas de gripe continue usando a proteção facial.

Confira também: