Os padres Josaphat Kovaliuk e Toma Kushka, OSBM, e outros padres basilianos em Kiev, celebraram a Divina Liturgia no metrô da capital ucraniana.

O metrô da capital ucraniana agora é usado como abrigo antiaéreo, a estação de Kiev abriga muitas pessoas, algumas inclusive moram lá por segurança. Embora os padres tenham descido às estações algumas vezes para se refugiar, esta foi a primeira vez que decidiram celebrar a Divina Liturgia e confessar os fiéis.

A Divina Liturgia na Igreja greco-católica é a celebração da missa no rito oriental.

Padre Josaphat disse ao site da Igreja greco-católica ucraniana que “a maioria das pessoas reagiu positivamente a esta iniciativa e rezou conosco com prazer. E embora os participantes da liturgia fossem de várias denominações, sentimos uma unidade na oração ao único Deus”.

O padre greco-católico afirmou ainda que foi um momento especial para ele, pois pôde estar com pessoas que precisavam de apoio, e puderam rezar juntos para parar a guerra, rezar pelos soldados e pela paz nesta terra.

E enquanto o padre Josaphat celebrava a Divina Liturgia, o padre Toma ouvia confissões e oferecia apoio e palavras de encorajamento àqueles que vinham falar com ele.

As irmãs basilianas ajudaram e acompanharam os sacerdotes neste momento de oração em Kiev. 

“Durante a guerra, as Irmãs Basilianas Yelena de Zhytomyr e Yelysaveta de Lviv servem em nossa igreja. Nossos padres costumam visitar as estações de metrô com eles, para conversar com as pessoas, apoiá-las espiritualmente, administrar o Sacramento da Penitência”, explicou padre Josaphat.

O padre também agradeceu às irmãs pela ajuda que oferecem em seu ministério espiritual, e também aos voluntários por seu serviço neste momento difícil.

E embora esta tenha sido a primeira celebração da Divina Liturgia na estação de metrô de Kiev, esses padres greco-católicos garantiram que não será a última.

“Fazemos visitas pastorais quase todos os dias e, a partir de agora, planejamos ter uma Divina Liturgia uma ou duas vezes por semana. Queremos visitar outras estações também", disse o padre Josaphat.

Confira também: