Depois de presidir a projeção do filme "João Paulo II" nesta quinta-feira na Sala Paulo VI do Vaticano, Bento XVI agradeceu a Deus ter dado à Igreja e ao mundo "um Papa de uma talha humana e espiritual tão elevada" e ressaltou que o filme confirma que os laços afetivos espirituais e afetivos entre o Papa Wojtyla e os fiéis não se interromperam.

No final do filme, o Papa agradeceu à Lux Vede, sociedade que junto à RAI italiana, outras televisoras européias e a CBS americana realizaram o longa-metragem, que começa com o atentado na Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981, à mãos do terrorista turco Ali Agca.

"A visão deste filme –disse Bento XVI– renovou em mim e em quantos tiveram a oportunidade de conhecer João Paulo II o sentido de profunda gratidão a Deus por ter dado à Igreja e ao mundo um Papa de uma talha humana e espiritual tão elevada".

O Santo Padre disse que "acima de toda valorização particular, este filme é uma ulterior constatação do carinho das pessoas pelo Papa Wojtyla e de seu grande desejo de recordá-lo, de voltar a ver, de senti-lo próximo. acima dos aspectos mais superficiais e emotivos deste fenômeno, existe uma íntima dimensão espiritual, que constatamos a cada dia aqui no Vaticano ao ver a multidão de peregrinos que devem rezar, ou a prestar unicamente uma rápida homenagem na sua tumba nas grutas do vaticano".

Em suas palavras de agradecimento, o Pontífice disse que "aquele vínculo afetivo e espiritual com João Paulo II, que se fez muito estreito nos dias de sua agonia e de sua morte não se interrompeu".

"Desde então não se rompeu, porque é um vínculo entre almas: entre a grande alma do Papa e as almas de muitos fiéis; entre seu coração de pai e os corações de inumeráveis homens e mulheres de boa vontade, que reconheceram nele o amigo, o defensor do ser humano, da verdade, da justiça, da liberdade, da paz. Em todo mundo –concluiu–, muitíssimas pessoas admiraram seu coerente e generoso testemunho de Deus".

No filme, que será transmitido em dois capítulos pela RAI no próximo domingo e segunda-feira, o ator John Voight dá vida a Karol Wojtyla, que, conforme lembrou Bento XVI, dizia que "a Providência Divina me salvou milagrosamente da morte, Deus, o único Senhor da Vida e da Morte, prolongou-me a vida e em um certo sentido me deu isso de novo".

Além "de João Paulo II", nos últimos meses foram produzidos outros filmes sobre a vida do falecido Papa, entre eles "Karol, o homem que se tornou Papa" e "Karol, uma Papa que sempre foi um homem".