O padre Félix Zakari Fidson, da paróquia de Santa Ana, na aldeia de Zango Tama, na diocese de Zaria, no estado nigeriano de Kaduna, foi sequestrado por homens armados que atacaram várias aldeias e também sequestraram dezenas de pessoas.

O ataque e o sequestro ocorreram em 24 de março, quando os criminosos atacaram nove aldeias no norte da Nigéria, incluindo Zango Tama, Kaya, Barebari, Anguwan Bakko e Gidan.

Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, padre Patrick Adikwu Odeh, chanceler da diocese de Zaria, pediu orações pela libertação do padre.

“Lamentamos anunciar e confirmar oficialmente o sequestro de um de nossos sacerdotes, padre Felix Zakari Fidson, pouco depois de deixar sua casa em Santa Ana de Zango Tama a caminho da sede diocesana na quinta-feira”, diz o comunicado enviado à Fides pelo padre Odeh.

“Neste dia da Solenidade da Anunciação, pedimos as orações de todos os fiéis pela pronta libertação do padre Felix Zakari Fidson e dos outros sequestrados”, concluiu.

A Nigéria sofre desde 2009 com a violência dos terroristas do Boko Haram, grupo radical muçulmano que tem o objetivo de transformar o país em um Estado Islâmico.

Desde então, o Boko Haram, um dos maiores grupos islâmicos da África, vem cometendo ataques terroristas contra grupos religiosos e políticos, bem como contra civis.

A situação de insegurança se agrava com a participação dos muçulmanos fulani, um grupo étnico muçulmano que foi responsável pela maioria dos assassinatos na Nigéria no ano passado, que muitas vezes entram em conflito com os camponeses cristãos por causa das terras de pastagem.

Em 8 de março, o padre Joseph Aketeh foi sequestrado junto com seu irmão mais novo. Seu segurança foi morto no ataque.

Em 6 de janeiro, o padre Joseph Danjuma Shekari foi sequestrado em sua casa na diocese de Kafanchan. Ele foi solto no dia seguinte.

Luke Adeleke, de 38 anos, padre da diocese de Abeokuta, foi morto na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, quando voltava para casa da missa da meia-noite.

Outro padre da mesma diocese foi sequestrado em setembro de 2021, também libertado um dia depois.

Em julho, padre Elijah Juma Wada, da diocese de Maiduguru, foi sequestrado e conseguiu escapar de seus sequestradores nove dias depois.

Confira também: