A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé publicou na sexta-feira (25) uma nota na qual delega aos bispos e às conferências episcopais dar as indicações para a celebração da Semana Santa 2022, "em vista da diminuição da pandemia” de covid-19.

No texto, a Congregação disse que "não pretendemos oferecer mais orientações para as celebrações da Semana Santa", pois "a experiência que as conferências episcopais adquiriram nos últimos anos certamente permite lidar com as diversas situações do jeito mais apropriado".

Isso, diz a nota, deve ser feito "cuidando para que as normas rituais contidas nos livros litúrgicos sejam sempre observadas".

Por isso, acrescenta a nota, “só nos permitimos convidar todos à prudência, evitando gestos e comportamentos que poderiam trazer riscos”.

"Toda avaliação e decisão deve ser sempre feita de acordo com a conferência episcopal, que levará em consideração as regras que as autoridades civis competentes terão nos diferentes países", disse.

Em 2020 e 2021, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu uma série de indicações para a Semana Santa, como a possibilidade de acompanhar as celebrações nas redes sociais, a suspensão do lava-pés na Quinta-feira Santa, a suspensão da benção do fogo e da procissão da Vigília Pascal.

Na nota de 25 de março, a congregação também destacou a importância de rezar pelo fim dos conflitos, especialmente pela Ucrânia que foi invadida pela Rússia para que, como disse o papa Francisco, esta “guerra repugnante” acabe.

A nota também diz que "em uma grave necessidade pública, o bispo diocesano pode permitir ou ordenar o acréscimo de alguma intenção especial" às missas.

“Que a celebração da Páscoa leve todos à esperança que só vem da Ressurreição do Senhor”, concluiu o texto assinado por dom Arthur Roche e dom Vittorio Francesco Viola, respectivamente prefeito e secretário da Congregação.

Confira também: