Simultaneamente à consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria celebrada pelo papa Francisco no Vaticano, o esmoleiro pontifício, cardeal Konrad Krajewsky, fez a mesma celebração no Santuário de Fátima, em Portugal. Os bispos portugueses também participaram da celebração na Cova da Iria.

Segundo o santuário de Fátima, milhares de peregrinos participaram do ato de consagração na Capelinha das Aparições. A celebração foi introduzida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas. “Em comunhão com o Santo Padre Francisco, estamos reunidos neste lugar onde a Mãe do Céu nos convida à conversão, à oração pela paz e nos revela o Seu Imaculado Coração como refúgio e caminho para Deus”, disse o bispo.

“Unidos ao povo ucraniano que nestes dias recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, e nesta hora sombria da história do mundo, deixemo-nos atrair pela luz que irradia do seu Coração Imaculado, e rezemos para que escute a nossa oração e nos alcance do Coração misericordioso do nosso Deus o dom da Paz e da concórdia”, afirmou.

Antes do ato de consagração, o cardeal Krajewsky marcou presença no congresso internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, que acontece até amanhã no santuário de Fátima. Na ocasião, recordou a sua viagem à Ucrânia, como enviado pelo papa Francisco no início do mês.

“Cheguei, há uma semana, da Ucrânia. No encontro que tivemos com diversos chefes de religiões e confissões, recordámos que a arma mais sofisticada do mundo é a nossa oração, com a qual conseguimos transportar montanhas, inclusivamente a montanha da guerra estúpida”, disse o esmoleiro pontifício.

O cardeal Krajewsky classificou a sua ida à Cova da Iria para a consagração da Rússia e da Ucrânia como uma “viagem de silêncio” neste “momento particular para a Igreja, para a Europa e para o mundo”. “Hoje, no Santuário de Fátima, queremos consagrar a Rússia e Ucrânia a Nossa Senhora, na recitação do Rosário. Queremos expulsar estes demônios da guerra, porque o que está a acontecer, debaixo dos nossos olhos, parece uma coisa diabólica, onde, sem piedade e sem qualquer razão, estão a ser mortas crianças e mulheres”, disse.

“Nós temos uma arma sofisticada a oração o jejum e a esmola. Convido-vos a usar esta arma e vereis que teremos um milagre”, concluiu.

Confira também: