A 452ª Festa da Penha, em Vila Velha (ES) volta, depois de dois anos em versão online por causa das medidas sanitárias contra covid-19 impostas. O evento acontecerá de 17 a 25 de abril.

Segundo o Convento da Penha, a festa mariana em Vila Velha é uma das mais antigas do Brasil e, anualmente, costuma reunir milhões de pessoas. Em 2020 e 2021, o evento foi virtual, com transmissões online.

Neste ano, a festa contará “com as tradicionais romarias, missas no campinho [espaço plano localizado no sopé do penhasco, onde são celebradas as principais missas da festa] e outras homenagens à padroeira que fazem parte da história do Espírito Santo há mais de quatro séculos e meio”, informou a comissão organizadora.

Além da programação normal, será mantida também a terceira edição online da Festa da Penha, “para que a palavra do Evangelho e do amor a Nossa Senhora das Alegrias continue sendo levada aos lares capixabas e para além das fronteiras do Espírito Santo”.

Segundo os organizadores, a decisão de fazer a festa neste formato tem objetivo de possibilitar “aos fiéis, romeiros, paróquias e dioceses que se programem para esta retomada de encontro de fé”. Além disso, “está em consonância com os constantes diálogos com representantes do governo do Estado em relação principalmente aos protocolos referentes ao mapa de risco”.

A 452ª Festa da Penha terá como tema “Saúde dos Enfermos, rogai por nós”, trecho da ladainha de Nossa Senhora. A programação completa será divulgada na segunda-feira, 28 de março.

Confira também: