A oração com que o papa Francisco consagra a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria traz a a expressão "Terra do Céu”, como invocação a Maria. Comentaristas católicos tomaram a expressão como uma alusão à Pachamama (Mãe Terra, em Quechua), divindade pré-hispânica da América do Sul, mas "a expressão 'terra do céu' é tirada de um hino monástico bizantino-eslavo e significa poeticamente a união do céu e da terra que podemos contemplar em Maria assunta ao céu com seu corpo", disse o diretor editorial do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Andrea Tornielli, em artigo no Vatican News, serviço de noticias da Santa Sé.

Pachamama foi motivo de polêmica durante o Sínodo da Amazônia celebrado no Vaticano em outubro de 2019 por causa de uma imagem parecida com a divindade que foi posta em uma igreja de Roma.

Com o ato de consagração de 25 de março, o papa Francisco responderá ao pedido que lhe foi feito no início de março pelos bispos católicos de rito latino da Ucrânia.

Em sua carta, os bispos ucranianos pediram ao papa que faça a consagração “conforme solicitado pela Santíssima Virgem em Fátima”.

Confira também: