A EWTN Global Catholic Network lançou um novo serviço de notícias em árabe com sede em Erbil, Iraque. O presidente e CEO da EWTN, Michael P. Warsaw, anunciou a abertura da nova agência hoje, 25 de março, solenidade da Anunciação.

A Associação de Informação Católica para o Oriente Médio e Norte da África, ACI MENA, publicará conteúdo de notícias originais em árabe usando uma rede de correspondentes em toda a região. ACI MENA vai operar a partir do campus da Universidade Católica de Erbil (CUE). Uma cerimônia com a presença do arcebispo Bashar Warda, da Arquidiocese Católica Caldéia de Erbil, marcou o lançamento da nova agência.

“Tenho o prazer de anunciar que a EWTN iniciou um serviço de notícias das comunidades cristãs do Oriente Médio, hostilizadas e com poucos recursos”, disse Warsaw. “Este é um marco importante no crescimento da EWTN News em todo o mundo e estou feliz por estarmos dando este passo significativo para melhor servir nossos corajosos irmãos e irmãs na região que já sofreram tanto.”

“Por ser publicado em árabe, esta agência também aumentará o serviço oferecido pela ACI Africa, nossa agência de notícias católica com sede em Nairobi, Quênia, que a EWTN lançou em 2019 e que publica conteúdo em inglês, francês e português”, acrescentou Varsóvia. “ACI MENA fornecerá uma nova voz para ajudar a espalhar o Evangelho e as notícias da Igreja para essas comunidades cristãs em seu próprio idioma”.

ACI MENA será chefiada por Bashar Jameel Hanna, leigo católico caldeu originário de Bagdá.

Hanna estudou filosofia e teologia por nove anos no Babel College, no Iraque, e se formou em engenharia civil pela Universidade de Nantes, na França. Hanna fala árabe, francês, inglês e aramaico fluentemente.

“Quando a guerra chegou ao Iraque, perdi amigos e parentes e me tornei um refugiado político na Europa”, disse Hanna. “Dez anos depois, recebi um chamado para trabalhar na reconstrução das planícies de Nínive, para reconstruir a igreja de Mosul. Então, no final do ano passado, recebi um convite para o cargo de editor-chefe da ACI MENA. E ouvi o Senhor dizer: ‘Eu te tirei dos confins da terra; de seus cantos mais distantes eu te chamei. Eu disse: Você é meu servo; Eu te escolhi e não te rejeitei. (Isaías 41:9)’ Tornar-se editor-chefe da ACI MENA, para levar a mensagem de amor ao mundo árabe ainda submerso em conflitos e perseguições, pode ser uma cruz pesada… Mas Ele ressuscitou!”

Alejandro Bermudez, Diretor Executivo do Grupo ACI, do qual a ACI MENA agora faz parte, disse: "Estamos honrados em expandir nossa cobertura de notícias das comunidades antigas e heroicas dessa região, fornecendo-lhes notícias locais, do Vaticano e mundiais em árabe. ACI MENA não será uma simples tradução de notícias em árabe, mas uma agência de notícias local escrita em árabe para o mundo de língua árabe, que também trará histórias de comunidades cristãs locais para o resto do mundo. Este é um grande passo à frente para o Grupo ACI e para a família EWTN News."

 

O Grupo ACI inclui a ACI Prensa, a maior organização de notícias católica de língua espanhola do mundo com sede em Lima, Peru; ACI Digital, com sede em São Paulo, Brasil, que atende o mundo de língua portuguesa; ACI Stampa, em língua italiana com sede em Roma; e ACI África, que cobre notícias do continente africano em inglês, francês e português.

O Grupo ACI faz parte da divisão maior da EWTN News, Inc., que também inclui a Catholic News Agency (CNA), agência de notícias em inglês, o serviço de notícias em alemão CNA Deutsch e vários outros meios de comunicação católicos, incluindo o jornal National Catholic Register, EWTN News Nightly, EWTN News In Depth e vários outros programas de notícias de televisão.

Em seu 40º ano, a EWTN é a maior rede de mídia religiosa do mundo. Os 11 canais de TV da EWTN são transmitidos em vários idiomas 24 horas por dia, sete dias por semana para mais de 390 milhões de lares em mais de 150 países e territórios. As plataformas EWTN também incluem serviços de rádio transmitidos pela SIRIUS/XM, iHeart Radio e mais de 500 afiliadas de rádio AM e FM nos EUA e outros países; um serviço mundial de rádio de ondas curtas; um dos maiores sites católicos dos EUA; e EWTN News; e editora de livros EWTN Publishing.

Confira também: