A paróquia de Santo Antônio, em Bento Gonçalves (RS), lançou um jogo interativo sobre o santo padroeiro da cidade. “Jornada com Santo Antônio” tem como público-alvo estudantes do quarto ao sexto ano do ensino fundamental e foi criado em preparação para a 144ª Festa de Santo Antônio.

“Em comunhão com a Campanha da Fraternidade que nos desafia sobre a educação, estamos trazendo a vida e os ensinamentos de Santo Antônio para nossos alunos”, disse o pároco, padre Volmir Comparin, no lançamento do jogo, no dia 18 de março.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A 144ª Festa de Santo Antônio traz a temática da educação com o lema “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor”. “Que a sabedoria de Deus entre na mente destes alunos educando-os a discernir o bem do mal; cuidar verdadeiramente da vida humana e da natureza; aprender a dialogar na família, na escola e na sociedade. Que Santo Antônio nos ajude a chegar perto do coração de todos”, disse o pároco.

“Jornada com Santo Antônio” tem uma roleta temática, com 20 perguntas sobre santo Antônio. Entre os temas abordados estão a vida e a história do santo em Bento Gonçalves, os milagres e sermões mais conhecidos, a fraternidade e educação passada aos seus fiéis na sua trajetória.

O jogo on-line inclui um cadastro com e-mail e senha para até 7 mil usuários diretos de 52 escolas e quatro paróquias diferentes. São três fases, desenvolvidas entre março e junho: a primeira de 18 de março a 8 de abril, a segunda, de 18 de abril a 6 de maio, e a terceira, de 13 de maio a 13 de junho. Ao final, serão premiadas as três escolas melhores ranqueadas e os 144 estudantes melhor colocados receberão kits da paróquia Santo Antônio.

Para o coordenador do projeto, padre Luís Carlos Conci, esta é uma forma de aproveitar o potencial evangelizador dos meios de comunicação. “Há 144 anos já existia a festa de santo Antônio na nossa região, por causa da imigração italiana. Hoje a internet nos permite atender muito mais pessoas”, disse. Segundo ele, “a proposta foi realizar uma festa cultural religiosa de forma que esse conteúdo chegasse a cada vez mais escolas, organizações e setores”.

O jogo foi desenvolvido pela empresa PlayerUm, do Rio de Janeiro. O CEO da empresa, Flávio Stoliar, contou que esta foi a primeira vez que receberam “um projeto especial de cunho religioso”. “Ficamos muito felizes com o resultado. Além do jogo estar super bonito, a roleta trouxe uma proposta totalmente educativa para diferentes idades sobre a vida e os ensinamentos de santo Antônio. A ideia é trazer mais interatividade com diversão em um formato lúdico, cuja absorção pode ser superior a 80% deste conteúdo”, disse.

Pode-se ter acesso ao jogo em jornadacomsantoantonio.playerum.com.br.

Confira também: