O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), vai inaugurar no sábado, 19 de março, o mosaico de sua fachada norte. A obra faz parte do projeto de revestimento das quatro fachadas do templo com cenas bíblicas. Nessa primeira etapa, foram reproduzidas passagens do livro do Êxodo.

“Na festa de São José, o esposo da Virgem Maria, queremos entregar aos devotos de Nossa Senhora a primeira etapa dessa grande obra. O primeiro passo já foi dado, mas outras três etapas dessa jornada ainda estão por vir”, disse o reitor do santuário, padre Eduardo Catalfo.

Para o administrador do santuário, padre Luiz Claudio Alves de Macedo, agora “é hora de contemplar”. “Ler o Êxodo na Fachada Norte do Santuário, interpretar fatos, cores e uma arte que nos revela que Deus cuida de nós, vem ao nosso encontro, nos liberta e caminha conosco. Ele quer ser um Pai para nós e quer que sejamos seu povo, numa aliança de amor”, afirmou.

A cerimônia de entrega do mosaico contará com uma missa às 18h, no altar central da Basílica de Aparecida. Em seguida, às 19h30, haverá um show no jardim norte do complexo religioso, com Ziza Fernandes, Adriana Arydes, Diego Tiguéz e a orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).

As obras dos mosaicos no exterior do Santuário de Aparecida começaram em 2019, pela fachada norte, a primeira a ser edificada, com mais de 50 metros de altura.

A concepção artística é do padre Marko Ivan Rupnik, diretor do Centro Aletti, em Roma, Itália. O sacerdote jesuíta já realizou mais de 200 obras em mosaico em todo o mundo, incluindo o revestimento artístico na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, no Vaticano, além de obras para os santuários de Lourdes, na França, de Fátima, em Portugal, de São Pio de Pietrelcina, na Itália, entre outros.

Nos trabalhos da fachada norte do Santuário de Aparecida, 177 profissionais estiveram diretamente envolvidos. Entre eles, 27 mosaicistas de diversas nacionalidades, ligados ao Centro Aletti.

Foram aplicadas na fachada norte do santuário 4 mil metros quadrados de mosaico. As pedras são provenientes de diversos países, como Brasil, França, Grécia, Afeganistão, entre outros. Algumas são naturais, como o mármore e o granito, mas também há o mosaico veneziano, produzido artesanalmente.

Após a conclusão da fachada norte, as outras três fachadas também serão revestidas com mosaicos. No leste será retratado o livro do Gênesis, no oeste, o Apocalipse, e no sul, a Páscoa. Atualmente, a fachada sul do templo está sendo preparada para receber os mosaicos, que estão sendo produzidos em Roma pelos artistas do Centro Aletti.

Confira também: