Hoje é dia de são Patrício. Padroeiro da Irlanda, que converteu do paganismo no século V, são Patrício é celebrado com grande animação onde quer que haja irlandeses ou seus descendentes. Nos EUA, 10% da população declara ter ascendência irlandesa e, a partir das comemorações do Saint Patrick’s Day, especialmente de Nova York, a festa se espalhou pelo mundo.

A moda do Saint Patrick’s Day se espalhou no mundo mais como uma oportunidade de lotar bares e tomar cerveja, um dos produtos irlandeses mais apreciados no mundo, inclusive no Brasil.

Há, porém, uma exceção. A Lapa, um dos bairros tradicionais da zona oeste de São Paulo (SP), abriga a paróquia São Patrício, fundada em 1964 pelo padre irlandês Kirano (Ciaran Aloysius Needhan). “Era um homem muito bom, justo, caridoso e sua devoção a São Patrício se estendeu à população do bairro”, contou o pároco Ernandes Alves em entrevista à ACI Digital.

“Todos os anos fazemos uma novena em preparo para a festividade de São Patrício, começando sempre dia 8 de março e se estendendo até o dia 16”, comentou o sacerdote, detalhando a programação local. “Sábado passado fizemos uma procissão com a imagem do padroeiro pelo bairro do Rio Pequeno e domingo agora teremos o almoço da festa de são Patrício.”

São Patrício viveu no século IV. Foi raptado por piratas irlandeses aos 16 anos, vendido como escravo e levado para a Irlanda. Patrício tentou fugir duas vezes antes de conseguir se libertar e embarcou para a Grã-Bretanha e depois para a Gália, atual França, onde frequentou mosteiros e se habilitou para a vida monástica e missionária.

Voltou para a Irlanda e converteu o país.

O trevo é o símbolo da Irlanda por causa do santo. Ele explicava o mistério da Santíssima Trindade àqueles a quem pregava dizendo que era como o trevo, que tem três folhas, mas é um só.

 “Ele foi um grande homem, um pastor, e que ele possa interceder por nós principalmente neste momento, pedindo a paz ao mundo, e que nos ensine a sermos dóceis à vontade de Deus em nossas vidas”, concluiu o padre Ernandes.

Confira também: