Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Bragança (PA). Como coadjutor, ele trabalhará com o bispo titular, dom Jesús Maria Cizaurre Berdonces, com direito a sucessão direta. Até então, monsenhor Possidônio era vigário geral da arquidiocese de Belém (PA) e pároco da paróquia Transfiguração do Senhor, em Ananindeua (PA).

Segundo a diocese de Bragança, a escolha de um bispo coadjutor “foi a decisão tomada pela nunciatura apostólica após as complicações de saúde vividas por dom Jesús entre os anos de 2020 e 2021. Vendo que dom Jesús ainda pode oferecer muito à igreja particular de Bragança do Pará, mas que ficou com algumas limitações, a nunciatura decidiu por dar-lhe um coadjutor para juntos levarem em frente o pastorei desta diocese”.

O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, fez o anúncio da nomeação através dos meios de comunicação da arquidiocese. “Nós não perdemos monsenhor Cid [como é conhecido monsenhor Possidônio], mas temos a alegria de doá-lo como presente à diocese de Bragança, onde vai ajudar dom Jesús Maria Cizaurre Berdonces em seu ministério. Temos o coração cheio de ação de graças pela nomeação deste novo bispo, de nossa terra e de nossa arquidiocese”, disse.

Monsenhor Possidônio afirmou que “o fato de ser nomeado bispo, mais do que uma honra, representa para mim o serviço que devo prestar à Igreja”. Sua ordenação episcopal será no dia 23 de abril, às 9h, na Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, distrito de Belém. Sua posse será no dia 30 do mesmo mês na diocese de Bragança.

Monsenhor Raimundo Possidônio nasceu em 31 de março de 1954, no distrito de Icoaraci, em Belém. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), entre 1973 e 1978. Foi ordenado sacerdote em 24 de junho de 1978. Possui especialização em História da Igreja na América Latina, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em História Eclesiástica pela universidade Gregoriana, em Roma. Iniciou o Doutorado, ainda não concluído, em História da Igreja.

Como professor, começou a lecionar em 1982 no IPAR e depois no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da arquidiocese de Belém, nas áreas de História da Igreja do Brasil, América Latina e mundialHistória da Igreja na Amazônia, História das Religiões e Ecumenismo. Assessora diversos cursos nas áreas da religiosidade, catolicismo popular e catequese. Foi assessor de assembleias diocesanas do Regional Norte II e vice-diretor do IPAR.

Exerceu a função de pároco em diversas paróquias da arquidiocese paraense. De 1994 a 1999, foi diretor do seminário maior Nossa Senhora da Conceição. Também exerceu a função de cerimoniário da arquidiocese de 1989 a 2009. De abril de 2009 a março de 2010, foi administrador diocesano da arquidiocese de Belém. Recebeu o título oficial de monsenhor em 2010. Desde 2004, é vigário geral da arquidiocese de Belém, onde também exerceu, de 2004 a fevereiro de 2020, a função de coordenador de pastoral.

Monsenhor Possidônio também participou como assessor de diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia e foi colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA). Participou da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e também do Sínodo para a Amazônia, através de reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris e elaboração do Documento Final.

Confira também: