Há mais de 30 anos, a arquidiocese de Salvador (BA) promove no terceiro domingo da Quaresma uma caminhada penitencial, reunindo milhares de pessoas pelas ruas da cidade. Neste ano, porém, em razão das medidas sanitárias de combate à covid-19 impostas, a penitência será substituída por uma ação solidária para coleta de alimentos. Os donativos serão destinados a instituições sociais da capital baiana.

A caminhada penitencial costuma reunir mais de 200 mil pessoas que percorrem um trajeto de 8 quilômetros, entre Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Mas, pelo terceiro ano consecutivo, foi suspensa por causa da pandemia.

A arquidiocese, por meio da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD), promove a coleta de alimentos como um “gesto de caridade”, substituindo a caminhada. “O gesto concreto sempre fez parte da Caminhada Penitencial, afinal nós pedíamos para que as pessoas pudessem levar os alimentos para doação”, o coordenador da CAD, diácono Washington Sousa. Para o diácono, “neste tempo, diante de tantas dificuldades, é importante mantermos este gesto concreto”.

A ação solidária acontecerá no terceiro domingo da Quaresma, 20 de março, das 8h às 12h, em formato drive thru. Haverá quatro pontos de coleta das doações, que contarão com apoio do Exército: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, Largo dos Mares, Largo de Roma e Baixa do Bonfim. Os alimentos recolhidos serão destinados para Casa do Encontro e Oração, Projeto Bom Samaritano, da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, e Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Confira também: