Mais de 500 jovens com idade de 15 a 29 anos da arquidiocese de Brasília se reuniram na catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida no último sábado, 5 de março, para uma lectio divina com o arcebispo, dom Paulo Cezar Costa. O evento foi organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese.

A lectio divina é um momento de reflexão e oração baseado na Palavra de Deus. Para o encontro, foi escolhida a passagem sobre as tentações de Jesus no deserto, na narratição do Evangelho Segundo são Lucas. Depois da leitura, seguem-se a meditação, a oração e a contemplação do texto lido.

Ao fazer a leitura da passagem, imersa na realidade juvenil, dom Paulo comentou que “talvez a imagem do deserto nos ajude a entender a cultura pós-moderna. Onde as possibilidades são tantas, mas vive-se uma grande solidão. O eu vai se afirmando cada vez mais, o ser humano vive na grande cidade em meio a tantas pessoas, mas a solidão tornou-se uma experiência que toca o coração humano”, e continuou, falando da realidade do deserto: “o deserto não é um tempo definitivo, ele é passagem. É no deserto que caem os fracos, os despreparados, mas também, no deserto é forjado o coração do homem de Deus. No deserto se experimenta a precariedade, a fragilidade da vida e se aprende a experimentar e viver o essencial.”

Depois, rezando com os jovens, o arcebispo afirmou que “o ser humano se encontra incapaz de superar, por si mesmo, os assaltos do mal, do tentador, assim que cada um se sente como que acorrentado. Mas quando contemplarmos o Salvador tentado, o ser humano entende que a tentação faz parte da vida humana, do caminho de fé, mas que o Salvador, Jesus Cristo, venceu o tentador definitivamente, com sua morte de cruz.”

De acordo com padre Silas César, coordenador do Setor Juventude, a ideia de realizar a lectio divina com a juventude veio do arcebispo. Segundo o sacerdote, além de querer estar mais próximo dos jovens, inclusive por ser o bispo referencial para a pastoral juvenil do Regional Centro-Oeste, dom Paulo tem trabalhado para que a Palavra de Deus seja o centro da vida arquidiocesana.

“A motivação para fazer este encontro, além de alimentar a comunhão entre os jovens dos diversos movimentos, grupos, serviços e carismas, visa também levá-los a terem um contato mais próximo com o pastor, o arcebispo, escutando dele e rezando com ele a partir da Palavra de Deus. Um outro empenho é colocar a Palavra de Deus no centro da vida do jovem que, por vezes, é bombardeado por inúmeras influências advindas do mundo com leituras poucos confiáveis. Ler, meditar e rezar com a Palavra de Deus é o melhor caminho para que cresçam em virtude e na fé”, explica o padre.

Victor Hugo Rodrigues, de 24 anos de idade, da paróquia Nossa Senhora da Esperança (Vicente Pires/DF), esteve na Catedral para a lectio. Ele foi com o grupo de jovens com média de 16 anos de idade que coordena, o Ide e Evangelizai, e afirma ter sido marcado pela alegria do encontro.   

“Através da abertura do coração e da mente, os jovens conseguem compreender e acolher o que foi dito na Palavra. A compreensão e o trazer a Palavra para sua realidade faz com que tudo fique mais suave e tranquilo e mostra a eles que são fortes para enfrentar todas as barreiras e tentações que enfrentamos diariamente. Além disso, a Palavra mostra para todos eles que o amor de Deus é incondicional e para todos”, sublinha.

Ao final da lectio divina, dom Paulo perguntou aos jovens se eles gostaram da nova experiência que foi feita de leitura orante da Palavra. Os jovens responderam com um caloroso ‘sim’. Por isso, já ficou acertado entre dom Paulo e os jovens que, no tempo pascal, o Setor Juventude irá promover a segunda lectio divina com o arcebispo.