Jürgen Lengauer, um menino de onze anos natural da cidade de Linz na Áustria, foi escolhido como o portador oficial da "Luz da Paz", uma chama acesa na gruta de Belém.

O jovem estudante austríaco, que no verão passado salvou seu pequeno primo de dois anos de afogar-se em uma piscina, foi escolhido pela rede de televisão austríaca ORF, como o menino que pela vigésima vez consecutiva acenderá na próxima segunda-feira na gruta de Belém na Terra Santa, a "Luz da Paz".

Em 1986 surgiu a idéia nos estúdios do canal ORF da televisão austríaca. Uma luz seria a mensageira da paz através das diversas nações pelas quais passasse, para anunciar o nascimento de Jesus e lembrar a missão de fazer realidade a paz entre os homens.

A esta idéia se juntaram em anos subseqüentes outros países europeus, e desde então, semanas antes do natal, é um menino austríaco que acende uma lâmpada na gruta de Belém que é transportada de avião até Viena, de onde durante a terceira semana de advento se envia a toda a Áustria e a mais de 25 nações do continente europeu.

Jürgen Lengauer viajará na segunda-feira a Israel, e será quem levará e entregará pessoalmente a chama à Bélgica e Luxemburgo, para finalmente, chegar até o Vaticano uma semana antes do Natal e entregar ao Santo Padre a "Luz da Paz".