A Cáritas da diocese de Milão, Itália, disponibilizou 60 apartamentos particulares para acolher refugiados da Ucrânia que tiveram que deixar suas casas devido à invasão russa.

Em um comunicado oficial, a Cáritas de Milão agradeceu a “extraordinária generosidade de tantas pessoas e comunidades” que estão colocando à disposição alojamentos para “acolher refugiados, de acordo com as instituições governamentais e locais”.

A área de estrangeiros da Cáritas ambrosiana informou sobre a disponibilidade de “60 apartamentos privados atualmente vazios e disponíveis para a acolhida; outros espaços disponíveis em 45 paróquias, institutos e associações religiosas e que 930 famílias estão dispostas a acolher as pessoas nas suas casas”.

Segundo dados diocesanos recentes, as mais de 900 famílias que apresentaram sua disponibilidade estão espalhadas pelas diferentes províncias do território eclesiástico dividido em Milão, Monza, Brianza, Vareseo e Lecco.

Além disso, a Cáritas ambrosiana informou que não está recebendo roupas, alimentos, remédios, cobertores ou qualquer outro bem porque "não podem garantir o transporte desses produtos devido à situação de conflito, procedimentos alfandegários e custos de transporte", por isso só recebem doações econômicas.

A ação caritativa da Igreja através da rede Cáritas é coordenada pela Caritas Internationalis e Cáritas Europa. As cáritas nacionais e locais estão trabalhando nos lugares.

A Cáritas Ucrânia (da Igreja greco-católica de rito bizantino) se concentra em ajudar as famílias que não podem sair de suas casas, em transportar as pessoas até seus amigos e parentes, em gerir uma ampla rede de centros coletivos e abrigos que oferecem alojamento, alimentação e cuidados das crianças, em coordenação com os muitos voluntários disponíveis desde o início da guerra.

A Cáritas Spes (da Igreja Católica latina) está prestando ajuda de emergência a cerca de 2,5 mil pessoas e continua dando assistência a domicílio a pessoas vulneráveis, assim como habilitou um número de telefone gratuito para responder aos pedidos de ajuda de todas as partes do país.

A Cáritas Spes também abriu um escritório em Varsóvia para coordenar com segurança algumas intervenções e criou um armazém na Polônia, perto da fronteira, para gerir a entrega de ajuda aos refugiados.

As cáritas nacionais de Polônia, Romênia, Moldávia, Hungria, Eslováquia, que fazem fronteira com a Ucrânia, e Bulgária estão trabalhando na gestão de grandes "tendas da esperança" nas fronteiras para fornecer material de primeiros socorros a milhares de pessoas, centros de distribuição de alimentos, abrigos e dormitórios, centros de apoio psicológico e aconselhamento para refugiados em trânsito. Eles também prestam assistência a centenas de crianças sozinhas, muitas delas de orfanatos ucranianos.

Confira também: