A Igreja Católica Ucraniana no estado do Paraná está fazendo uma campanha para enviar ajuda humanitária às vítimas da guerra na Ucrânia. A iniciativa é da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista e da Eparquia Ucraniana Nossa Senhora Imaculada Conceição, juntamente com o regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira Regional Paraná.

“É um momento em que precisamos estender a mão ao povo ucraniano, oferecendo, além das nossas preciosas orações a ajuda humanitária que precisam: alimentação, água, roupas, materiais de higiene básica, abrigo, etc.”, disse o arcebispo metropolita da Igreja Católica Ucraniana, dom Volodemer Koubetch, em um vídeo da campanha ‘Pela Ucrânia, pela vida’.

Dom Koubetch recordou que no Paraná “está a maior comunidade de descendentes ucranianos do Brasil”, com cerca de 600 mil pessoas. No Estado estão as sedes da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, em Curitiba, e da Eparquia Ucraniana Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Prudentópolis.

Segundo o arcebispo, “diante da situação dramática que vive a Ucrânia, com essa guerra que tem trazido dor e morte ao povo ucraniano, nós aqui no Brasil, especialmente no Paraná, estamos sensibilizados”.

“A dor do povo ucraniano é a nossa dor”, disse dom Koubetch.

“A cada dia chegam notícias de mortos, feridos, refugiados, pessoas que tiveram que interromper suas vidas e lutar pela sobrevivência ou fugir com as mãos abanando”, disse o arcebispo. Ele também citou as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), de que “12 milhões de pessoas dentro da Ucrânia precisarão de ajuda e proteção, enquanto cerca de 4 milhões irão se refugiar em outros países”.

O secretário executivo do regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, recordou a unidade da Igreja Católica e disse que, “seja no Brasil, seja na Ucrânia, essa comunhão ultrapassa os limites geográficos”. “Quando percebemos que é necessário ajuda humanitária, a Igreja no mundo inteiro se une para curar, minimizar os sofrimentos e dar alívio”, afirmou.

A secretária executiva da Cáritas Paraná, Marcia Ponce destacou a importância “de unirmos nossas forças nesse momento de dor, de sofrimento, em que as pessoas têm de deixar suas casas, deixar para traz seus sonhos, projetos de vida, para garantir a sua sobrevivência a de seus familiares”.

Segundo dom Koubetch, os valores arrecadados pela campanha “serão enviados via Cáritas Brasileira à Cáritas Ucraniana, que, junto à Igreja greco-católica ucraniana, faráo a destinação dos recursos para ajuda humanitária na Ucrânia e nos países vizinhos para onde os ucranianos estão se refugiando”.

As doações podem ser feitas por transferência para a Cáritas Brasileira Regional Paraná, CNPJ: 33.654.419/0014-30, com conta do Banco do Brasil (001), agência 0009-4, conta corrente 473444-0, ou pela chave Pix 41 99643-3320.

Confira também: