As 18 crianças da Casa da Misericórdia de São Nicolau, na cidade de Ivano-Frankivsk na Ucrânia, rezam todos os dias o terço da Divina Misericórdia pedindo o fim da guerra e a paz para o país.

 

Irmã María Cor Dulce, provincial no Peru do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, da família religiosa do Verbo Encarnado, compartilhou neste sábado, 5 de março, com a ACI Prensa, agência do grupo ACI em espanhol, um vídeo que mostra uma freira ucraniana rezando com as crianças.

A casa de acolhida, fundada em 2004, acolhe crianças abandonadas, pobres ou em situação de risco, diz a freira.

A superiora da casa é a irmã Maria Pokrov e a que aparece no vídeo é a irmã Maria Laskava.

A irmã María Cor Dulce, que morou 10 anos na Ucrânia, explicou que como os mísseis caíram no bairro onde está localizada a casa, as freiras e as crianças tiveram que se refugiar em um pequeno povoado longe da cidade.

“Antes da explosão dos mísseis, as irmãs saíram com as crianças, com o pouco que tinham, e se refugiaram em uma pequena cidade que fica longe de Frankivsk, na região dos Cárpatos, e estão na casa da família da irmã Meru”, explicou a irmã María Cor Dulce.

Agora, na casa da irmã Meru também estão outras duas freiras da comunidade da cidade de Kramatorsk, que tiveram que sair de lá fugindo dos ataques russos.

Irmã María Cor Dulce também disse à ACI Prensa que, embora o hábito de seu instituto religioso seja cinza e azul, na Ucrânia teve que mudar para preto porque o significado das cores originais não é o mesmo naquele país e porque "na cultura ucraniana é mais comum as freiras se vestirem de preto”.

Sobre os ataques russos que tentam ser combatidos por barreiras ucranianas nos arredores das cidades, a freira disse que "a única coisa que resta é rezar".