Em 2 de março, dia em que a Igreja Católica iniciou a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas e celebrou o Dia de Jejum e Oração pela Paz na Ucrânia, a arquidiocese de São Francisco, nos EUA, relatou ter sido vítima de um ataque hacker.

O suposto ataque ocorreu quando se rezava o Terço pela paz na Ucrânia através dos meios virtuais.

A oração foi organizada pelo arcebispo de São Francisco, dom Salvatore Cordileone, atendendo o pedido do papa Francisco de um Dia de Jejum e Oração pela Paz, por causa do "agravamento da situação na Ucrânia".

A arquidiocese denunciou que a oração do terço que era transmitida ao vivo virtualmente foi interrompida por um suposto ataque hacker e denunciou o ataque ao Federal Bureau of Investigations (FBI), a polícia federal americana.

“As evidências sugerem fortemente que foi um ataque hacker”, já que se determinou que o site do terço foi responsável pela interrupção da oração, disse o padre Patrick Summerhays, vigário-geral e assessor do clero, em nota enviada na noite da quarta-feira (2).

A arquidiocese relatou que durante a oração houve um aumento suspeito de pedidos de acesso ao evento virtual, que acabou desconectando temporariamente o site arquidiocesano.

O padrão desse aumento repentino no tráfego do site é consistente com um método de conhecido de ataque hacker.

No entanto, afirmou que a fonte do ataque não pôde ser identificada imediatamente pela empresa de hospedagem do site.

A arquidiocese de São Francisco começou a divulgar o evento na noite de domingo, 27 de fevereiro, por meio de redes sociais e e-mails.

Confira também: