A arquidiocese de Belo Horizonte (MG) celebra no sábado, 5 de março, o encerramento da fase diocesana do processo de beatificação de monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. A missa será às 11h, no Recanto Monsenhor Domingos, aos pés da Serra da Piedade, em Caeté (MG), presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

O servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro, nasceu em 21 de julho de 1843, em Caeté. No alto da Serra da Piedade, recebeu o sacramento da Eucaristia e despertou sua filial devoção a Nossa Senhora da Piedade. Chamado a servir a Deus na pessoa dos mais necessitados, ingressou no seminário aos 15 anos. Foi ordenado sacerdote em 17 de janeiro de 1869.

Fundou uma Irmandade para cuidar do santuário de Nossa Senhora da Piedade e também o Asilo São Luiz, para cuidar de órfãs e filhas de escravos. Anos depois, doze jovens que cresceram no asilo escreveram uma carta a monsenhor Domingos expressando o desejo de ajudar em sua obra. Então, pediram que ele fundasse uma congregação religiosa onde elas pudessem auxiliar as crianças, os jovens, os enfermos e os idosos em suas necessidades físicas e espirituais, seguindo o exemplo de ternura da Mãe da Piedade. Assim, em 28 de agosto de 1892, monsenhor Domingos fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP).

Segundo a CIANSP, monsenhor Domingos “cultivou inúmeras virtudes, dentre elas: a alegria refletida pelo seu constante sorriso, a solicitude aos mais pobres, a compreensão aos mais necessitados, a promoção e valorização da pessoa negra, em especial as mulheres, educação das crianças, a compaixão com os que sofrem e a generosa acolhida a todas as pessoas”.

O sacerdote morreu aos 81 anos, em 6 de março de 1924. “Passados 98 anos de seu falecimento, a vida e as obras do servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro são testemunho de fé e de esperança que apresentam respostas concretas para os desafios dos nossos dias”, afirma a congregação fundada por ele.

O processo de beatificação de monsenhor Domingos foi aberto na arquidiocese de Belo Horizonte em 15 de setembro de 2018. Na celebração de encerramento da fase diocesana neste sábado, todo o processo será entregue solenemente à Santa Sé. Estarão presentes na celebração a superiora geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, madre Teresa Cristina Leite, e o postulador da Causa dos Santos, enviado pela Santa Sé, Paolo Vilotta, além de autoridades civis e eclesiásticas.

No mesmo dia, será celebrada missa em ação de graças pelo reconhecimento das virtudes heroicas de Irmã Benigna Victima de Jesus, que pertencia à Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. “Duas alegrias em uma única festa”, afirmou a congregação em seu informativo.

Confira também: