O arcebispo-primaz da Igreja greco-católica ucraniana, patriarca Sviatoslav Shevchuk, gravou uma mensagem de vídeo em Kiev na Quarta-feira de Cinzas encorajando todos a rezar e jejuar nesta Quaresma para derrotar “o diabo, espírito da guerra, o espírito da morte”.

“Hoje vivemos o sétimo dia desta guerra”, disse o patriarca na mensagem. “Neste dia, 2 de março de 2022, a pedido de Sua Santidade o papa Francisco, o mundo inteiro se une em oração e jejum pela paz na Ucrânia”.

“Hoje rezamos e jejuamos juntos. Jejuar significa destruir tudo o que nos divide, tudo o que nos impede de compartilhar nossas vidas com os outros. É por isso que este jejum é tão importante hoje, para expulsar aquele que nos divide: o diabo, o espírito da guerra, o espírito da morte”, explicou o arcebispo.

Em 24 de fevereiro, a Rússia atacou várias cidades da Ucrânia. O patriarca decidiu ficar com os fiéis na capital Kiev.

“Devemos nos unir em oração e nos unir em nome da paz, para que a vida que vivemos prevaleça sobre a morte. Um exemplo desta unidade interior na oração são as palavras de Cristo ao Pai: 'Ó Deus, ó Pai, tudo o que é meu é teu, tudo o que é teu é meu!'” disse o patriarca.

“Unindo-nos na oração, unindo-nos na nossa vida interior e espiritual, reconhecemo-nos como filhos e filhas da única Igreja de Cristo, a Igreja que é o Corpo de Cristo, da qual Ele mesmo é a cabeça”.

“Hoje é um dia especial para todos nós porque sentimos que não estamos sozinhos em nossa angústia”, disse Shevchuk. “No entanto, a guerra continua. Esta noite nosso Zhytomyr foi bombardeado. Eles continuam bombardeando nossas cidades e povoados”.

“Estamos especialmente preocupados com Kharkiy, Sumy, Chernihiv, Kherson e outras cidades ucranianas que foram sitiadas. Nesses lugares já há grande escassez de alimentos e remédios”, continuou.

“Já hoje temos que trabalhar para salvar a população local, privando-nos de alimentos, somos solidários com eles”, destacou o arcebispo.

O patriarca explicou que se unir em oração significa “fundir nossas vidas em uma só. Significa compartilhar minha própria força vital com os outros e depois me fortalecer através da força vital que recebo daquele que está unido a mim em oração”.

“Ó Deus, aceita o nosso jejum e a nossa oração. Ó Deus, una-nos a todos, que a vida derrote a morte, que a oração comum de todo o mundo traga paz à Ucrânia”, concluiu.

Confira também: