Começam nesta quinta-feira, 3 de março, em Salvador (BA), as comemorações pelos 400 anos de canonização de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade. Uma missa devocional dará início às homenagens amanhã, às 7h, na Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho.

“Teremos também um Tríduo Peregrino nas comunidades católicas consagradas a Xavier em Salvador”, explica o padre Ângelo Magno Carmo Lopes, pároco da Freguesia da Sant’Ana do Rio Vermelho. É a segunda vez que acontece o Tríduo Peregrino de São Francisco Xavier na capital baiana.

No dia 9 de março, às 19h, o Tríduo será celebrado na Comunidade São Francisco Xavier do Saboeiro. A comunidade integra a Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo, no Cabula.

No dia 10, às 19h30, o Tríduo irá para a Comunidade São Francisco Xavier do Jardim Nova Esperança, que integra a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Sete de Abril.

Já no dia 11, às 19h, o Tríduo será celebrado na Comunidade São Francisco Xavier da Brasilgás, que integra a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Mata Escura.

O dia 12 de março será o dia principal das homenagens, data em que ele foi canonizado. A Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho irá sediar às 9h uma palestra do Irmão Marcos Epifânio Barbosa Lima, SJ (Companhia de Jesus). Ele é autor do livro “São Francisco Xavier, uma vida entregue à missão” (Apostolado da Oração/Edições Loyola) que será lançado na mesma ocasião.

Após o lançamento do livro, o bispo auxiliar dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida vai celebrar uma missa em homenagem aos 400 anos de canonização do Padroeiro de Salvador.

São Francisco Xavier é o missionário que mais contribuiu para a expansão da Igreja Católica pelo mundo. Em 1927, o Papa Pio XII o proclamou como Padroeiro Universal das Missões, junto com Santa Teresinha do Menino Jesus.

Confira também: