A paróquia ortodoxa ucraniana Santíssima Trindade, em Canoas (RS), vai fazer uma vigília pela paz na Ucrânia nesta quinta-feira, 3 de março. A igreja também está organizando um almoço para o próximo dia 13 e toda a arrecadação será destinada aos ucranianos afetados pela guerra no leste europeu.

A guerra na Ucrânia começou na madrugada de 24 de fevereiro, quando o território do país foi invadido pela Rússia. Ataques militares russos aconteceram em diversas cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev, e Kharkiv, a segunda maior cidade do país. Até o momento, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 600 mil pessoas já fugiram da Ucrânia por causa da guerra e há ainda milhares de deslocados internos tentando deixar o país. Na segunda-feira, 28 de fevereiro, delegações da Ucrânia e da Rússia se reuniram na fronteira com Belarus para negociar um cessar-fogo, mas não se chegou a um acordo e foi anunciada uma segunda rodada de negociações será hoje.

A vigília em favor da Ucrânia em Canoas acontecerá na quinta-feira, a partir das 19h30, e contará com orações, depoimentos pessoais, cânticos e exibição de cartazes pedindo pelo fim do conflito. “As pessoas da comunidade podem colocar suas velas, fazer suas orações. Temos ainda os cânticos da igreja, e qualquer um pode dar o seu depoimento”, disse ao site ‘GaúchaZH’ a descendente ucraniana e integrante da paróquia ortodoxa Swetlana Cvirkun Urbanskyy.

Além da vigília, no dia 13 de março será celebrada a divina liturgia pelo padre Gregório Filakoski, que fica baseado no Paraná e atende diferentes cidades no sul do país. Também neste dia, haverá um almoço delivery. “A nossa paróquia possui ucranianos com parentes na Ucrânia. O lucro desta ação será revertido para ajudar nas necessidades financeiras e/ou transporte dos parentes destes ucranianos que estão aqui no Rio Grande do Sul”, diz publicação na página do Facebook da paróquia ortodoxa.

Confira também: