Uma bomba caiu ontem, 1º de março, na sede da diocese de Kharkiv, Ucrânia, em cujo porão estavam refugiadas cerca de 40 pessoas, incluindo mulheres e crianças.

 

“Esta manhã é um inferno, a bomba caiu na cúria. Houve bombardeios no centro da cidade. Os ataques tinham como alvo os edifícios do governo, as bombas também afetaram as pessoas que estavam esperando para receber o pão e nesse momento caiu uma bomba sobre a cúria”, disse o o padre Gregorio Semenkov, chanceler da diocese católica de Kharkiv e pároco da catedral à agência SIR, órgão de informação religiosa da Conferência Episcopal Italiana.

“Há muitos mortos, por enquanto não temos notícias do número de vítimas e feridos. A conexão com a internet caiu e é por isso que as informações atualizadas não chegam”, acrescentou.

O padre disse que “na cúria, nestes dias, há muita gente, muitas mães com filhos. Somos um total de 40 pessoas. Nós os colocamos em um lugar seguro. Estávamos todos no subsolo e felizmente a bomba caiu na parte de cima”.

Um vídeo publicado no Twitter pela Latin Mass Society da Inglaterra e Gales mostra escombros espalhados pelo chão de uma sala da parte de cima da cúria.

As forças russas avançaram em Kharkiv, que tem uma população de 1,4 milhão de pessoas, desde que o presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão em larga escala da Ucrânia em 24 de fevereiro.

Segundo relatos da mídia, o bombardeio russo da cidade de Kharkiv causou a morte de civis, incluindo crianças.

Confira também: