O governo de Israel decidiu interromper um plano de confiscar parte do Monte das Oliveiras, onde começou a paixão de Jesus Cristo, depois do protesto de líderes de três denominações cristãs no país, incluindo a Custódia da Terra Santa.

Segundo Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, a Autoridade Israelense para os Parques e a Natureza (INPA) retirar o plano que transformaria “os lugares sagrados cristãos no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, em um parque nacional”. O plano seria submetido à aprovação preliminar do governo de Jerusalém em 2 de março.

O jornal The Times of Israel afirmou em 21 de fevereiro que a INPA "não pretende apresentar o plano ao comitê de planejamento e não está pronta para discuti-lo sem coordenação nem comunicação com as autoridades relevantes, incluindo as igrejas, na área".

Depois da apresentação do plano na sexta-feira, 18 de fevereiro, o patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, o custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton, e o patriarca armênio de Jerusalém, Nourhan Manougian, enviaram uma carta ao ministro do Meio Ambiente de Israel, Tamar Zandberg, pedindo o arquivamento do projeto.

A carta, publicada pelo jornal israelense, destaca que embora pertença ao INPA, o projeto “parece que foi proposto, orquestrado e promovido por entidades cujo único objetivo aparente é confiscar e nacionalizar um dos lugares mais sagrados para o cristianismo, e alterar a sua natureza”.

"Esta é uma medida brutal que constitui um ataque direto e premeditado contra os cristãos na Terra Santa, contra as igrejas e seus antigos direitos garantidos internacionalmente na Cidade Santa", disseram os líderes cristãos.

Nos últimos anos "sentimos que vários organismos estão procurando minimizar, se não eliminar, quaisquer características não-judaicas da Cidade Santa, tentando alterar o status quo neste monte santo", disse o texto.

O Parque Nacional das Muralhas de Jerusalém foi inaugurado na década de 1970. Estava planejada desde então uma “fase dois”, visando a ampliação do parque nacional, mas ela foi abandonada.

Confira também: