Nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, o presidente da Conferência Episcopal da Polônia, dom Stanisław Gądecki, pediu aos poloneses que mostrem "corações abertos e hospitaleiros" aos refugiados da Ucrânia em caso de novos ataques militares.

Na mensagem, dom Stanisław Gądecki lamentou o aumento das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, que levou ao bombardeio de uma creche na região ucraniana do sudeste de Donbass.

"Diante desta situação (...) Peço aos meus compatriotas que tenham um coração aberto e hospitaleiro para com os refugiados da Ucrânia que querem se refugiar da guerra na Polônia", escreveu.

Nesse sentido, o arcebispo defendeu que “todos têm direito a viver em paz e segurança. Todos têm o direito de buscar para si e seus entes queridos as condições que garantam uma vida segura”.

Os bispos poloneses já fizeram vários apelos pela paz. Em 15 de fevereiro, dom Stanisław Gądecki pediu orações "para evitar o sofrimento e a morte de milhares de seres humanos inocentes, especialmente os mais fracos e indefesos, que não terão a força nem a oportunidade de escapar da eclosão da guerra".

“Toda guerra é uma tragédia da humanidade que destrói a vida de milhares de pessoas, de ambos os lados, e suas famílias. Muitos deles, de ambos os lados, ficam mutilados e muitos milhões têm feridas internas difíceis de cicatrizar depois”, lamentou o arcebispo.

Confira também: