O Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal promove esta semana uma corrente de oração pela paz na Ucrânia por causa do risco de invasão russa.

A iniciativa responde ao apelo feito no domingo, 20 de fevereiro, pelo cardeal António Marto, Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima.

Na missa em honra aos santos pastorinhos de Fátima, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, o cardeal disse que “deste Santuário da paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia”.

“Peço que todos os capelães façam explícita referência a esta intenção na oração do terço, no Santuário, ao longo de toda esta semana: seja o terço das 12:00, seja o das 21:30”, disse o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

O Santuário recorda que nas suas aparições de maio de 1917, Nossa Senhora de Fátima disse aos videntes que “rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

Em sua homilia no domingo, o cardeal Marto disse que com este pedido de oração ele se une ao apelo do papa Francisco para rezar pela paz na Ucrânia e no mundo.

“No difícil contexto atual que o mundo conhece e atravessa, após longo período de fragilidades, feridas, incertezas, luto e medos em que paira uma ameaça de guerra, é necessário despertar da indiferença, da apatia, do cansaço espiritual, do desânimo que pode levar ao fatalismo”, disse o cardeal português.

“Por vezes somos levados a pensar que só os poderosos (os poderes econômico-financeiros e políticos) podem transformar o mundo. Mas Deus conta com os pequenos e os humildes, com a força de fá na sua misericórdia, com o testemunho da conversão e da compaixão, com a força da oração para renovar o mundo”, destacou o cardeal.

Confira também: