Em 17 de fevereiro, dia em que são Maximiliano Kolbe foi preso pelos nazistas, a Igreja na Polônia divulgou uma foto pouco conhecida do santo.

São Maximiliano Maria Kolbe era padre e frade franciscano conventual polonês e foi morto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O santo, que sabia desde criança que seria um mártir, morreu no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, depois de pedir para ser levado no lugar de um prisioneiro que estava prestes a ser executado.

A Conferência Episcopal da Polônia lembrou em sua conta no Twitter que em um dia como hoje, durante a Segunda Guerra Mundial, São Maximiliano Kolbe foi preso pelos nazistas.

Para comemorar o aniversário deste evento histórico, a Igreja na Polônia divulgou "a última foto" do santo antes de seu cativeiro.

 

“Em 17 de fevereiro de 1941, padre Maximiliano Kolbe foi preso e levado para a prisão de Pawiak, de onde foi enviado para Auschwitz. Esta é a última foto antes da prisão", disse.

A foto gerou surpresa e comentários entre os internautas, já que o rosto do santo estava bem diferente do que normalmente se conhece, com uma barba longa.

A conferência episcopal disse que são Maximiliano Kolbe havia se barbeado antes de ser imortalizado naquela fotografia e disse que o retrato é uma das duas "únicas relíquias" que existem do padre mártir.

“Os frades franciscanos fizeram a barba do padre Kolbe e guardaram o cabelo de sua barba. Estas são as únicas relíquias de são Maximiliano", disse.

O santo refutou publicamente as ideias do nacional-socialismo, por serem contrárias à fé e, em vez de salvar sua vida alegando a origem alemã de seu pai, ele se solidarizou com o povo judeu que naqueles anos era perseguido pelos nazistas.

Sua atitude desafiadora e heroica o levou a ser perseguido e transmitiu a esperança cristã antes e durante o cativeiro.

O santo também foi um grande promotor da devoção ao Imaculado Coração de Maria e um dos fundadores do complexo religioso “Cidade da Imaculada”, em Varsóvia, se manteve firme à cruz de mãos dadas com Nossa Senhora até o final de sua vida.

Confira também: