O papa Francisco recebeu ontem membros da associação Diaconie de la Beauté (Diaconia da beleza), movimento apoia músicos, poetas, pintores, arquitetos, cineastas, escultores, atores e dançarinos a fazerem arte sacra.

A Diaconia da Beleza visitou o papa para celebrar o décimo aniversário de fundação. A organização promove “Festivais de Beleza” em cinco cidades da França, com concertos, teatro, exposições de arte e missas para os artistas.

"No atual contexto difícil do mundo, no qual a confusão e a tristeza às vezes parecem prevalecer", disse o papa, a missão de difundir a beleza é "mais necessária do que nunca, porque a beleza é sempre uma fonte de alegria, colocando-nos em contato com a bondade divina”.

“Se há beleza é porque Deus é bom e Ele nos doa a beleza, e ela nos dá alegria, nos tranquiliza, nos faz bem. O contato com a beleza nos eleva, sempre, a beleza nos faz ir além. Ao despertar e sustentar a fé, é um caminho para o Senhor”, afirmou Francisco.

O papa recordou depois que as Sagradas Escrituras "nos falam muito sobre a beleza do universo e tudo que ele contém, e nos leva, por analogia, à beleza do Criador", e também "nos lembram que cada um de nós é chamado por natureza a ser artesão e guardião dessa beleza”.

Segundo o papa, “o trabalho artístico complementa a beleza da criação e, quando inspirado pela fé, revela mais claramente às pessoas o amor divino que está na sua origem”.

O papa instruiu os artistas a lerem cuidadosamente a Carta do Papa João Paulo II aos Artistas.

Por isso, o papa pediu que, ao cultivar a arte, se dirija "aos homens e mulheres de nosso tempo, preocupados sempre que haja alguma compreensão da parte deles, pois uma arte incompreensível e hermética não cumpre o seu propósito".

“A Igreja conta hoje com vocês para ajudar nossos irmãos e irmãs a terem um coração sensível e compassivo, um olhar de amor renovado sobre o mundo e sobre os outros”, concluiu o papa, que os confiou à Virgem Maria para que permaneçam no mistério de Deus e recomendou invocar a inspiração do Espírito Santo.

Confira também: