O primeiro Congresso Internacional sobre as "Doutoras da Igreja e Padroeiras da Europa" refletirá sobre o papel da mulher na Igreja e na sociedade através dos exemplos de “Teresinha do Menino Jesus, Hildegarda de Bingen ou Teresa de Ávila, além de Teresa Benedita da Cruz, Brígida da Suécia e Catarina de Sena”.

O congresso será nos dias 7 e 8 de março, dia internacional da mulher, e será presencial na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e também on-line.

Na apresentação da iniciativa, o reitor da Pontifícia Universidade Urbaniana, padre Leonardo Sileo OFM, destacou que é uma oportunidade para refletir sobre essas mulheres de grande caridade que "contribuíram para fazer da Igreja o que é e o que a Igreja deve ser”, assim como também são um exemplo do “combate contra o clericalismo”.

A secretária organizadora do congresso, Fermina Álvarez, lembrou que este evento vai comemorar os 50 anos da proclamação de Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Jesus (1970) como doutoras da Igreja, além dos 400 anos de sua canonização (12 de março de 1622), e os 25 anos do doutorado de santa Teresinha do Menino Jesus (1997) e o décimo de Santa Hildegard de Bingen (2012).

Somam-se a essas mulheres Doutoras da Igreja, as Padroeiras da Europa proclamadas por são João Paulo II em 1999, santa Teresa Benedita da Cruz (no século Edith Stein) e santa Brígida da Suécia, junto com santa Catarina de Sena.

Fermina Álvarez disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que todas essas mulheres têm três elementos em comum. Em primeiro lugar “um espírito de profecia para ver além das circunstâncias”, porque todas trabalharam para “construir e propor algo e, nesse sentido, foram um pouco revolucionárias”.

Fermina Álvarez destacou também o “espírito de contemplação, de oração”, já que essas mulheres foram fundadoras, reformadoras e tinham em comum a “sintonia com a oração”. Por exemplo, santa Catarina de Sena "falava com Deus na cela do seu coração", santa Teresa de Ávila no mosteiro e suas fundações sempre encontrou momentos de "solidão para a oração" ou santa Teresinha do Menino Jesus que teve um profundo "abandono nas mãos de Deus".

Álvarez destacou ainda o "espírito de comunhão e de amor à Igreja" que demonstram os esforços que todas essas mulheres fizeram em favor da "paz em meio aos conflitos da época".

Universidade Católica de Ávila

María del Rosario Sáez Yuguero, que há 15 anos é reitora da Universidade Católica de Ávila, Espanha, também falou na apresentação do Congresso. Em entrevista concedida à emissora de TV católica EWTN e à ACI Prensa, a reitora destacou a relevância deste Congresso "pelo papel dessas grandes mulheres de diferentes séculos da história, desde a Idade Média até uma mulher contemporânea como Edith Stein -santa Teresa Benedita da Cruz'”.

“Acho que é uma obrigação valorizar esses doutorados, os doutorados dessas mulheres que são mestres de vida e de espiritualidade para tantas mulheres do nosso tempo e também para essas padroeiras da Europa, em um momento em que a Europa, sem dúvidas, está em uma crise importante, está em uma crise de fé, mas especialmente em uma crise antropológica. Acho que são modelos a seguir”, disse María del Rosário.

A reitora da Universidade Católica de Ávila descreveu que "Este congresso é importantíssimo para mostrar a relevância – não somente a relevância que vai ter academicamente, pois vai ter um altíssimo nível acadêmico – mas também o que nos ensinam hoje e como hoje continuam nos ensinando através de tantas comunidades, que vivem esta espiritualidade e de tantos jovens que vivem esta espiritualidade que não é algo do passado, mas que é algo muito atual, muito do presente, como vai se manifestar neste Congresso”.

Papel da mulher na Igreja

Ao falar sobre o papel da mulher na Igreja e na sociedade, María del Rosario Sáez Yuguero, disse “sou uma leiga que dirige uma Universidade Católica há 15 anos e foi por um pedido do bispo de Ávila. Assim como eu, acontece muito na Espanha, outras mulheres estamos trabalhando em obras da Igreja há muito tempo”.  

“Atualmente há muitas mulheres que trabalham em obras da Igreja, obras culturais, que nos dedicamos à pesquisa, à ciência, que estamos no meio do mundo como fermento na massa, e que a Igreja confia em nós e confiou em nós - confiaram muito em mim - e há 15 anos dirijo de forma autônoma, com uma enorme liberdade, acho que isso também é importante e eu quero manifestar isso aqui”, disse.

Sobre a contribuição da mulher na Igreja e nos diversos âmbitos da sociedade, Sáez Yuguero recordou quando são João Paulo II falou do "gênio feminino" para explicar que "é possível perceber muito a contribuição feminina no acolhimento, na maternidade, o conciliar, o fazer família nestes trabalhos nos quais estamos”.

A reitora da Universidade Católica de Ávila destacou "esses pontos de vista diferentes que os homens têm - e o que tenho visto é que a complementaridade é fundamental, que é algo que se vê todos os dias, e que, se cada um de nós estamos comprometidos e contribuímos com o melhor, as estruturas se enriquecem, nós somos muito mais intuitivas, mais pragmáticas e mais resolutivas... e, intelectualmente, demonstrou-se que não há diferença entre mulheres e homens”, afirmou.

“Em nossa universidade, muitas mulheres ocupam cargos de responsabilidade e não por cotas, mas por méritos próprios, inclusive algumas sendo mães conseguem conciliar a vida de família com as crianças e um trabalho profissional de alto nível como requer uma universidade”, afirmou Sáez Yuguero.

Ela convidou as pessoas a participar deste Congresso de forma presencial ou online porque tem um propósito caritativo-social que será usado para beneficiar projetos de alfabetização e formação de jovens no Líbano.

As instituições beneficiadas serão “o orfanato Centre Saint Charbel Fondation Marie Abel  da Congregação das Irmãs dos Sagrados Corações; o Father Roberts Institute Special School das Irmãs Basilianas Soaritas; e a Oeuvre Sociale de la Jeune Fille Libanaise das Irmãs Missionárias do Santíssimo Sacramento”.

Mais em

"A inscrição é muito barata, cada um se inscreve com o preço que deseja e será transmitido do site da Universidade Católica de Ávila www.ucavilla.es, de lá todos os que se inscreverem poderão acompanhá-lo" disse María del Rosario que concluiu que "será na parte da tarde da Europa para que seja compatível com o horário da América Latina”.

Para se inscrever no Congresso, clique AQUI neste link.

Confira também: