Um suposto milagre eucarístico de Tixtla, no México, ainda não foi aprovado e é preciso aguardar a decisão do papa Francisco, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o bispo emérito de Chilpancingo-Chilapa, dom Salvador Rangel.

“As investigações continuam” sobre o que a Santa Sé considerou temporariamente como um “fenômeno eucarístico”, disse o bispo.

Segundo a imprensa local, durante a celebração da missa em 21 de outubro de 2006 na cidade mexicana de Tixtla, na diocese de Chilpancingo-Chilapa, uma freira disse ter visto brotar da hóstia consagrada uma substância avermelhada parecida com sangue.

As investigações encomendadas pelo então bispo de Chilpancingo-Chilapa, dom Alejo Zavala, levaram-no a concluir em uma carta pastoral de 12 de outubro de 2013 o "caráter sobrenatural" do ocorrido, qualificando-o como "um sinal divino" e "um verdadeiro milagre."

No entanto, seu sucessor, dom Salvador Rangel, nomeado bispo de Chilpancingo-Chilapa em junho de 2015 pelo papa Francisco, decidiu realizar uma nova investigação, desta vez consultando a Santa Sé.

Dom Rangel, cuja renúncia ao cargo por limite de idade foi aceita pelo papa Francisco há menos de uma semana, disse que “mandei perguntar a Roma e por Roma foi considerado como ‘fenômeno eucarístico’, porque um milagre é quando o papa o declara, como quando declara um santo, um beato”.

O bispo mexicano disse que "ordenei investigações e as conclusões não foram apresentadas", de modo que "o processo diocesano não foi concluído"

O bispo emérito de Chilpancingo-Chilapa disse que quando o processo diocesano de investigação sobre o alegado milagre eucarístico de Tixtla estiver concluído, os resultados serão encaminhados à Santa Sé, para a decisão final do papa.

“Aqui se adiantaram a declarar um milagre, mas quem tem que declarar oficialmente é o papa”, reiterou.

Confira também: