O encontro "Mediterrâneo; Fronteira de Paz" acontecerá em Florença, Itália, de 24 a 27 de fevereiro. Organizado pela Conferência Episcopal Italiana, o evento dá continuidade ao realizado em 2020 em Bari e contará com a presença do papa Francisco, de bispos e políticos dos países banhados pelo Mediterrâneo, e do presidente italiano Sergio Mattarella.

Propostas de vida e serenidade espiritual

Durante a cerimônia de apresentação, no dia 10 de fevereiro, o bispo de Perugia-Cittá della Pieve, Gualtiero cardeal Bassetti, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), disse que “há um bem comum do Mediterrâneo - ainda hoje, não apenas no passado – cuja construção é uma peça indispensável para tecer a fraternidade humana. Os bispos e os prefeitos elaborarão juntos propostas de vida e serenidade espiritual para todos”.

O bispo de Acireale, Itália, Antonino Raspanti, vice-presidente da Conferência Episcopal Italiana, disse na entrevista coletiva de apresentação do evento: "No horizonte do Caminho Sinodal, a reunião dos bispos, cujo tema é ‘Cidades e Cidadania Mediterrâneas’, quer traduzir a ideia de comunhão que o Concílio Vaticano II nos deu para ativar a participação dos batizados no discernimento e na implementação de soluções para os problemas atuais”.

Segundo ele, participarão do evento cerca de 60 delegados de 20 países banhados como Espanha, Líbano, França e Israel para “elaborar, em uma sessão conjunta com os prefeitos, uma Carta de intenções comum que será entregue ao papa Francisco”.

O arcebispo de Florença, Giuseppe cardeal Betori, também presente no evento, disse que o objetivo da arquidiocese é "preparar uma acolhida que seja em si uma mensagem". A escolha do Convento de Santa Maria Novella como sede do trabalho dos bispos deve-se ao fato de ter sido "o primeiro assentamento dos dominicanos, bem como o cenário do Concílio de Florença", disse ele. “As realidades eclesiais e religiosas de Florença também estarão plenamente envolvidas, especialmente na tarde de quinta-feira, dia 24, quando estão agendados quatro encontros diferentes nas principais basílicas da cidade”.

Confira também: