“É nossa convicção comum que a proximidade e a solidariedade entre nós cristãos e entre as nossas Igrejas são uma contribuição necessária para a fraternidade universal e a amizade social, de que a humanidade tão urgentemente necessita”, disse o papa Francisco em mensagem de vídeo ao patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, parabenizando-o pelos 30 anos de sua eleição como patriarca na Igreja Ortodoxa.

“Quero expressar ao patriarca Bartolomeu meus mais fervorosos desejos pelo seu aniversário, pedindo a Deus que lhe conceda saúde, serenidade e alegria espiritual”, disse o papa em mensagem de vídeo divulgada em 10 de fevereiro.

Francisco recordou a ocasião em que o patriarca ecumênico de Constantinopla o felicitou pessoalmente no Vaticano por sua eleição, acrescentando que a amizade fraterna se fortaleceu pelos muitos encontros que tiveram ao longo dos anos "não só em Roma, mas também em Constantinopla, Jerusalém, Assis, Cairo, Lesbos e Bari”.

Ao falar sobre os pontos que os unem, o papa destacou a “consciência compartilhada de nossa responsabilidade pastoral comum em relação aos desafios urgentes que toda a família humana enfrenta hoje”.

Francisco recordou também o compromisso de Bartolomeu I “com a proteção da criação e por suas reflexões sobre o assunto, com as quais aprendi e continuo aprendendo muito”. Acrescentou que “com o surto da pandemia e a propagação de suas dramáticas consequências sanitárias, sociais e econômicas, o seu testemunho e o seu ensinamento sobre a necessária conversão espiritual da humanidade ganharam maior relevância”.

Da mesma forma, Francisco destacou que o patriarca Bartolomeu “indicou incessantemente o diálogo, na caridade e na verdade, como o único caminho possível para a reconciliação entre todos os fiéis em Cristo e para o restabelecimento da sua plena comunhão”.

Confira também: