O santuário de Fátima, em Portugal, deu início hoje, 11 de fevereiro, à novena aos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Até o dia 19 de fevereiro, o santuário publicará um podcast diário com uma reflexão à luz da espiritualidade dos videntes de Fátima, a partir de trechos das ‘Memórias da Irmã Lúcia’.

A festa de são Francisco e santa Jacinta Marto é comemorada no dia 20 de fevereiro. Neste ano, volta a ser celebrada de forma normal, após ter acontecido apenas de forma virtual em 2021 por causa das medidas impostas para combate à pandemia de covid-19.

A novena é uma das principais iniciativas que o Santuário de Fátima vai promover para assinalar o Dia dos Pastorinhos. É feita em conjunto com as Irmãs da Aliança de Santa Maria. Durante cada dia é proposto um tema de reflexão inspirado na espiritualidade de são Francisco e santa Jacinta Marto: “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”; “União de Corações”; “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”; “Se é segredo, não se pode dizer!”; “Diante do eterno, não há tempo”; “Do sacrifício, não me escondo!”; “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”; “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

O podcast será publicado diariamente no site e nas redes sociais do Santuário de Fátima e também nas plataformas Soundcloud e Itunes. 

A programação da festa dos santos pastorinhos também contará com uma vigília na noite de 19 de fevereiro, com um momento de veneração aos túmulos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. No dia 20, haverá a oração do terço às 10h (às 7h, no horário de Brasília), seguida de procissão entre a Capelinha das Aparições e a Basílica da Santíssima Trindade, será celebrada missa às 11h (às 8h, no horário de Brasília), presidida pelo administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima, cardeal António Marto. No mesmo dia, às 15h (às 12h, no horário de Brasília), acontecerá o Concerto Evocativo dos Pastorinhos, intitulado Rosa immaculata.

Confira também: