O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, indicou que o papel dos bispos nas próximas eleições será de orientação e oração para que o resultado destas nos permita avançar "na construção do país que todos desejamos".
"A Igreja quer promover o diálogo e a participação cidadã orientando, guiando e orando para que as seguintes eleições reforcem a confiança do país em suas autoridades, consolide-se a democracia, eleve-se a qualidade do debate político e os mexicanos avancem na construção do país que todos desejamos", afirmou o também Bispo de Leão em uma coletiva de imprensa.
Do mesmo modo, Dom Martín Rábago advertiu do perigo que correm as próximas eleições devido a que os últimos escândalos "podem repercutir no ânimo de muitos, sobretudo os jovens, e podem causar ceticismo". Acrescentou que isto cria "a sensação de que se vive em um país em que há poucas esperanças de uma transformação através dos caminhos democráticos".
Por outro lado, o semanário Desde la Fe, órgão da arquidiocese do México, expressou sua satisfação pela resolução que a Secretaria do Governo deu com respeito à queixa do Instituto Federal Eleitoral (IFE) contra "as oficinas para a democracia", que são organizadas pela Comissão Episcopal de Pastoral Social e que promovem a participação cidadã.
Em seu editorial, Desde la fe assinala que tal resposta é "muito acertada ao indicar que em nada transgridem estas oficinas as leis vigentes, porque não se trata de propaganda partidarista". Além disso, indica, "as mesmas leis de maneira nenhuma dão faculdades exclusivas" ao IFE para promover a participação cidadã.
"Os fiéis também têm propostas válidas para o conjunto da sociedade, e em um sistema democrático marcado pelo pluralismo, todos temos direito de expressar nossas convicções e defender nossas idéias, respeitando os diversos pontos de vista", precisa o semanário.