A Santa Sé informou que o papa Francisco fará uma viagem apostólica a Malta nos dias 2 e 3 de abril. Será a primeira fora da Itália em 2022.

Com esta viagem apostólica, o papa Francisco será o terceiro papa a visitar este país europeu, depois das viagens de são João Paulo II em 1990 e de Bento XVI em 2010.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, comunicou na manhã de hoje, 10 de fevereiro, que o papa Francisco aceitou o convite do presidente da República de Malta, das autoridades civis e da Igreja Católica do país.

“O papa Francisco fará uma viagem apostólica a Malta nos dias 2 e 3 de abril de 2022, visitando as cidades de Valletta, Rabat, Floriana e a ilha de Gozo. O programa e outros detalhes da visita serão anunciados em breve”, disse Matteo Bruni.

A arquidiocese de Malta também anunciou a visita do papa por meio de sua conta oficial no Twitter.

 

A viagem deveria ter sido realizada em 31 de maio de 2020, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19.

Os organizadores da visita haviam preparado um logotipo que vem acompanhado da frase em inglês "They show us unusal Kindness" (Seus habitantes nos demonstraram uma cordialidade incomum). A frase refere-se ao naufrágio sofrido por são Paulo, narrado no livro dos Atos dos Apóstolos, quando se dirigia por mar para Roma, e foi recebido pelos habitantes da ilha de Malta.

O logotipo da visita mostra mãos apontando para a Cruz, que surge de um barco que navega pelas ondas do mar.

Segundo a explicação do logotipo divulgado pelos organizadores da visita, as mãos representam o sinal de acolhida cristã ao próximo e a assistência àqueles que estão em dificuldade, abandonados a seu destino, e o barco faz referência ao naufrágio sofrido por São Paulo, narrado no livro dos Atos dos Apóstolos.

A República de Malta é uma ilha no Mar Mediterrâneo, entre as costas da Sicília, Itália, Tunísia e Líbia. Tem uma área de 315 quilômetros quadrados, distribuídos por várias ilhas, principalmente as ilhas de Malta e Gozo.

Tem 420 mil habitantes. A maioria deles, 97% se declara católico. As línguas oficiais do país são o inglês e o maltês, língua de origem árabe escrita no alfabeto latino.

A Igreja em Malta tem duas dioceses: a arquidiocese de Malta e a diocese de Gozo.

Confira também: