Através de uma mensagem de vídeo por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, o papa Francisco denunciou esse tipo de violência que é exercida especialmente “contra mulheres e meninas em todo o mundo”.

No início da mensagem de vídeo que inaugurou o programa da Maratona Virtual de oração, o papa agradeceu aos coordenadores deste evento promovido pela União Internacional dos Superiores Gerais e pela rede contra o tráfico Talitha Kum.

Francisco denunciou que "a violência sofrida por toda mulher e menina é uma ferida aberta no corpo de Cristo, no corpo de toda a humanidade" e convidou a refletir sobre a condição de mulheres e meninas "submetidas a várias formas de exploração, inclusive por meio de casamentos forçados, escravidão doméstica e no trabalho”.

Na videomensagem o papa também destacou que são “milhares de vítimas” e lamentou que “a organização das sociedades em todo o mundo ainda está longe de refletir claramente o fato de que as mulheres têm a mesma dignidade e direitos dos homens".

“Duplamente pobres são as mulheres que padecem situações de exclusão, maus-tratos e violência, porque frequentemente têm menores possibilidades de defender os seus direitos”, destacou Francisco.

O papa denunciou também o "papel de subordinada" a que as mulheres são submetidas pelo "poder do gênero masculino sobre o feminino".

“O tráfico de pessoas é violência! A violência sofrida por toda mulher e menina é uma ferida aberta no corpo de Cristo, no corpo de toda a humanidade, é uma ferida profunda que diz respeito também a cada um de nós. Há muitas mulheres que têm a coragem de se rebelar contra a violência. Nós, homens, também somos chamados a fazê-lo, a dizer não a toda violência, inclusive contra mulheres e meninas”, defendeu.

Reconhecer a dignidade de cada pessoa

Segundo Francisco, “a mudança é possível quando nos deixamos transformar pelo cuidado que Deus tem por cada um de nós. É o cuidado da misericórdia, é o cuidado do amor que nos transforma profundamente e nos torna capazes de acolher os outros como irmãos e irmãs”.

“Encorajo toda mulher e toda menina que se compromete com a transformação e o cuidado, na escola, na família e na sociedade. Encorajo cada homem e cada menino a não ficar de fora desse processo de transformação, lembrando o exemplo do Bom Samaritano: um homem que não teve vergonha de se inclinar sobre seu irmão e cuidar dele. Cuidar é a ação de Deus na história, na nossa história pessoal e na nossa história comunitária. Deus cuidou e cuida de nós o tempo todo. Cuidar, juntos, homens e mulheres, é o apelo deste Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas: juntos podemos fazer crescer uma economia do cuidado e combater com todas as forças toda forma de exploração do tráfico de pessoas”, disse o papa Francisco.

Francisco terminou a mensagem de vídeo convidando todos a “manterem viva a indignação” contra a violência e a “todos os dias encontrar forças para se comprometer com determinação nesta frente. Não tenham medo diante da arrogância da violência. Não se rendam à corrupção do dinheiro e do poder”.

Confira também: