O bispo de Buenaventura, Colômbia, dom Rubén Darío Jaramillo, Colômbia, abençoou de helicóptero a cidade para pedir o fim da violência e da pobreza.

A diocese de Buenaventura informou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a benção ocorreu na tarde de sexta-feira, 4 de fevereiro, em um voo que começou no aeroporto de Buenaventura e durou aproximadamente uma hora e meia.

O bispo aspergiu a água benta por onde passava e fazia o sinal da cruz com um crucifixo.

No final de janeiro, a Defensoria Pública pediu providências diante do deslocamento de pelo menos 700 pessoas fugindo de "intimidações e ameaças de homens armados", que se identificam como integrantes das Autodefesas Gaitanistas da Colômbia, também conhecidas como Clã do Golfo.

Segundo o jornal El Colombiano, o primeiro grupo de deslocados foi informado na quinta-feira, 20 de janeiro, quando 11 famílias indígenas Wounaan chegaram à capital do Vale do Cauca devido a ameaças e intimidações recebidas em Buenaventura.

No dia seguinte chegaram mais 60 famílias.

Buenaventura e os territórios vizinhos estão expostos à violência de gangues criminosas e grupos armados que disputam essa zona estratégica para a saída de substâncias ilícitas e para o contrabando, além de ser o principal porto de mercadorias do Pacífico colombiano.

A gangue La Local está dividida em duas facções: Los Shotas e Los Espartanos, que disputam território, aumentando a violência na cidade.

Em um vídeo compartilhado pela diocese de Buenaventura, dom Jaramillo disse que abençoou "a cidade, os rios, os lagos, a população" para pedir "que Deus abençoe nosso porto, ajude as autoridades e todos aqueles que constroem paz e ter a boa vontade de buscar sempre o bem de toda a comunidade”.

“Que a bênção de Deus venha e ilumine e ajude essas pessoas que usam a violência para que desistam de seus interesses, para que vejamos que a vida é sagrada”, disse o bispo aos meios locais.

“Queremos contribuir e ajudar para que possamos devolver os camponeses para onde sempre viveram. Eles não podem ser removidos por meio de ameaças ou armas”, acrescentou.

Não é a primeira vez que dom Jaramillo abençoa toda a cidade.

Ele fez isso em 13 de julho de 2019 quando, a bordo de um caminhão de bombeiros, percorreu várias comunas para abençoar os habitantes de Buenaventura.

Durante o trajeto, ele foi acompanhado por outros veículos e uma imagem de são Boaventura, padroeiro da diocese que dom Jaramillo lidera desde 2017.

Confira também: