Nesta Semana Santa de 2022, a Sony Pictures levará aos cinemas um filme com Mark Wahlberg e Mel Gibson sobre a vida do padre Stuart Long, ex-boxeador que se descrevia como “anticristão por excelência”, mas que depois de uma experiência sobrenatural se converteu ao catolicismo e se tornou padre.

Em um artigo recente publicado no jornal National Catholic Register, do grupo EWTN a que pertence ACI Digital, a blogueira católica Kathy Schiffer disse que a Sony Pictures adquiriu os direitos mundiais do filme biográfico “Father Stu”, sobre o padre Stuart Long, conhecido como “Padre Stu”; e confirmou que a estreia será em 15 de abril, na Sexta-feira Santa.

Segundo a revista de cinema americana The Hollywood Reporter, o filme está nos projetos de Wahlberg há pelo menos seis anos.

Wahlberg será o padre Stu. O pai do padre sera vivido por Mel Gibson, ator e diretor, que produziu e dirigiu "A Paixão de Cristo".

“Wahlberg convocou Mel Gibson e a roteirista e diretora Rosalind Ross, parceira de longa data de Gibson” para que escreva o roteiro e seja a diretora do filme. Informou também que Teresa Ruiz, uma das estrelas de ‘Narcos: Mexico’, vai interpretar a namorada do ex-boxeador.

Segundo Schiffer, Mark Wahlberg disse que “a jornada do padre Stu, de encrenqueiro a clérigo, foi inspiradora para muitos, inclusive para mim”; ela também disse que “Rosey fez um trabalho incrível ao capturar a essência de quem [o padre Stu] era e como ele afetou as pessoas que conheceu”.

Falou também que Wahlberg expressou seu desejo de continuar o legado do padre. "Espero que com este filme mantenhamos seu espírito vivo e continuemos suas boas ações", disse ele.

Quem foi o padre Stuart Long?

Stuart Long nasceu em Seattle, em 26 de julho de 1963. Quando ainda era criança, a família se mudou para Helena, a cidade natal de seus pais, Bill e Kathleen Long.

Long começou sua educação primária na Central School em Helena e se formou na Capital High School, em 1981. Começou sua vida universitária no Carroll College em Helena, onde se tornou um atleta completo. Jogava futebol americano, treinava luta livre e ganhou o título de peso pesado na competição de boxe das Luvas de Ouro de 1985 para Montana, e foi vice-campeão no ano seguinte.

Em 1986, Long se formou em literatura e redação inglesa no Carroll College.

Embora tivesse decidido lutar boxe profissionalmente, uma cirurgia reconstrutiva da mandíbula interrompeu seus planos. Por sugestão de sua mãe, mudou-se para Los Angeles com a intenção de se dedicar ao teatro, outra de suas paixões.

Durante esse tempo, ele trabalhou na produção de filmes, desempenhou vários papéis de “durão” e depois foi segurança em boates e clubes de comédia. No entanto, ele se desiludiu e foi trabalhar no Museu Norton Simon, em Pasadena, do qual se tornou gerente, cargo que ocupou por sete anos.

Apesar de ter estudado em uma faculdade católica, Stuart Long não era crente e até se descreveu como o "anticristão por excelência", o que o levou a entrar em conflito com padres e colegas.

Em 1994, Long sofreu um acidente de motocicleta, no qual foi atropelado por dois carros. Suas feridas eram tão graves que os médicos da sala de emergências não esperavam que ele se recuperasse, a ponto de ligarem para sua família para se despedir. No entanto, ele se salvou da morte.

Padre Stu contou que, quando estava inconsciente na maca, teve uma experiência extracorpórea, na qual sentiu que se elevou acima de seu corpo e ouviu Deus falar com ele. "Deus estava trabalhando nos bastidores", disse ele. "Ele estava dentro de mim, mas eu estava fora", acrescentou.

Este episódio o levou a descobrir sua fé, estudar religião e ser batizado. Segundo Schiffer, o padre completou o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), curso de formação de catecúmenos, na arquidiocese de Los Angeles, e foi recebido na Igreja Católica na Vigília Pascal em 1994.

Stuart Long sentiu a vocação ao sacerdócio assim que foi batizado. Para testá-la, deixou o museu em 1998 e lecionou por três anos em uma escola católica em Mission Hills, Califórnia, onde também treinava a equipe de luta livre. Ele então passou a servir com os frades capuchinhos na cidade de Nova York, trabalhando em alguns dos bairros mais pobres da cidade.

Os frades o enviaram à Universidade Franciscana de Steubenville, Ohio, para estudar Filosofia. Depois de obter seu mestrado em Filosofia, recebeu sua formação sacerdotal para a diocese de Helena em Mount Angel Seminary, em Oregon. Foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 2007, na catedral de Santa Elena.

Stuart Long caminhava com a ajuda de muletas durante sua ordenação, pois havia sido diagnosticado com miosite por corpos de inclusão, uma doença autoimune extremamente rara.

Mais em

De acordo com seus amigos, ele descobriu seu grande amor servindo como sacerdote, administrando os sacramentos e aconselhando os fiéis.

Em 2010, a diocese o levou para casa em Helena, onde o padre Stu começou uma nova vida e ministério no Big Sky Care Center, agora usando uma cadeira de rodas elétrica.

O padre Stu fez trabalhos de caridade nas paróquias de Helena, aceitando de boa vontade a dor e a fraqueza que sentia. Celebrava missa regularmente na paróquia de Santa Maria e no Big Sky Care Center e cuidou de pacientes até morrer em 2014, aos 50 anos.

Segundo o jornal California Catholic Daily, o padre Stu era um apaixonado por seu amor por Deus e pelas pessoas que servia. Dizia-se que suas missas eram devotas e suas homilias fiéis a Cristo e sua Igreja, e ele era um sacerdote amado, confessor e amigo de inúmeras pessoas.

Confira também: