O papa Francisco participará de uma “maratona de oração online” por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas 2022, 8 de fevereiro.

Além disso, a Santa Sé informou que o tema do oitavo Dia de Oração deste ano é “A força do cuidado. Mulheres. Economia. Tráfico de pessoas".

Em 2015, o papa instituiu o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas na memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, que é celebrada todo dia 8 de fevereiro.

Segundo os organizadores, a próxima maratona de orações online começará na Oceania, Ásia e Oriente Médio, e depois seguirá para a África, Europa, América do Sul e terminará com a América do Norte, e será transmitida ao vivo em cinco idiomas (espanhol, inglês, italiano, português e francês) no site www.preghieracontrotratta.org.

Como todos os anos, o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é coordenado pela rede internacional Talitha Kum de combate ao tráfico de pessoas, composta por mais de três mil colaboradores religiosos e leigos em todo o mundo.

A próxima maratona de orações é promovida pelas Uniões Internacionais dos Superiores e Superioras Gerais (UISG) em colaboração com a Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Caritas Internationalis, entre outros.

Nesse sentido, no próximo domingo, 6 de fevereiro, alguns dos organizadores participarão da oração do Ângelus com o papa Francisco na Praça de São Pedro.

Por sua vez, a coordenadora internacional de Talitha Kum, irmã Gabriella Bottani, disse que “a violência causada pela exploração pode ser transformada com gestos de cuidado e solidariedade”, por isso “todos somos chamados a proteger a dignidade de cada pessoa”.

Igualmente, irmã Gabriella destacou que “a pandemia aumentou o negócio do tráfico, as condições de vulnerabilidade das pessoas mais expostas e as desigualdades entre homens e mulheres”, logo “tudo isto deve ser enfrentado com coragem”.

“Neste dia, vamos refletir juntos sobre as causas do tráfico de pessoas e identificar possíveis formas de libertação”, concluiu a religiosa.

Chamado à oração

Em 8 de fevereiro de 2021, por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, o papa pediu para rezar “para apoiar as vítimas do tráfico e as pessoas que acompanham os processos de integração e reinserção social”.

Naquela ocasião, Francisco também destacou que a oração deve promover "ações concretas" que permitam a cada pessoa escravizada “voltar a ser protagonista livre da própria vida” em favor do bem comum.

Confira também: