O arcebispo de Munique-Freising, Reinhard cardeal Marx, defende o fim do celibato para os padres da Igreja Católica. Em entrevista ao jornal "Süddeutsche Zeitung" de hoje, Marx disse: "Seria melhor para todos criar a oportunidade para padres celibatários e casados".

Para Marx, "alguns padres estariam melhor se fossem casados. Não apenas por razões sexuais, mas porque seria melhor para suas vidas e eles não estariam sozinhos".

O cardeal continuou dizendo sobre o celibato sacerdotal: "É errado simplesmente jogar a possibilidade de viver o celibato no indivíduo". Como modo de vida, o celibato sacerdotal é “no mínimo, precário, continuo dizendo isso aos jovens padres”.

"E alguns dirão: Se não tivermos mais o celibato obrigatório, todos vão se casar! Minha resposta é: Então é um sinal de que não está funcionando bem", disse Marx.

Sobre se via uma conexão entre essa solidão e o abuso sexual, o arcebispo de Munique respondeu: "Não se pode dizer isso de maneira geral. Mas esse modo de vida e esse vínculo masculino também atraem pessoas que não são adequadas, que são sexualmente imaturas."

Em seu próprio relatório de abuso, especialistas acusaram o arcebispo de Munique de má conduta ao lidar com pessoas afetadas por abuso em dois casos.

Na nova entrevista com o "Süddeutsche", Marx também questiona os fundamentos da moral sexual católica.

Ela "criou muito situações sem saída”, disse. “Nós acumulamos culpa". Certa vez, um padre mais velho lhe disse: "Se eu pudesse compensar tudo o que fiz no confessionário sobre esse assunto". Isso o abalou, disse Marx. "E aos poucos estamos recebendo uma conta que vem se acumulando ao longo de gerações".

Marx foi mais cauteloso sobre a questão de saber se as mulheres podem ser ordenadas como padres católicos. "Isso eu ainda não posso responder. Não seria útil responder agora porque faz parte de nos manter em diálogo. Não apenas sou alguém que tem uma opinião, mas também tenho que manter a unidade."

Diante das novas demandas, a teóloga Marianne Schlosser alertou em outubro de 2019 contra o “aburguesamento” das funções na Igreja. Para ela, nem o celibato nem a consagração são questões sobre funções ou poder, destacou. A raiz da crise do celibato é, em última análise, a mesma da crise do casamento: uma crise de fé.

"O celibato e a vida de casado têm algo em comum: uma escolha permanente e duradoura." Segundo Schlosser, esse tipo de decisão está em crise por causa da crise de fé.

Vencedora do Prêmio Ratzinger, Schlosser disse à EWTN, rede de comunicação de que ACI Digital faz parte, que o celibato foi modelado segundo o próprio Jesus Cristo.

"O celibato é a vontade encarnada de crescer em um amor como o do próprio Jesus Cristo: para a salvação da humanidade".

O cardeal Rainer Maria Woelki, de Colônia, também alertou em 2019 contra "agora inventar cada um uma nova igreja" e "querer jogar o Espírito Santo" em vista da crise da igreja, propagando um afastamento da doutrina e da tradição. A solução não é a abolição do celibato, a ordenação de mulheres ou uma nova moralidade sexual, disse Woelki em fevereiro de 2019.

O papa Bento XVI respondeu em 10 de junho de 2010 às perguntas dos sacerdotes em um "Encontro Internacional" no Ano Sacerdotal: "É importante que nos deixemos penetrar novamente por essa identificação do 'eu' de Cristo conosco, por esse 'ser arrastado "para o mundo da ressurreição".

O celibato é um prenúncio, segundo o então Papa: "Nós transcendemos este tempo e vamos mais longe, e assim 'atraímos' a nós mesmos e ao nosso tempo para o mundo da Ressurreição, para a novidade de Cristo, para a nova e verdadeira vida".

Isto significa que o celibato é uma antecipação "possibilitada pela graça do Senhor, que nos 'atrai' para si em direção ao mundo da Ressurreição. Ele nos convida sempre de novo a transcender a nós mesmos, em direção a esta presença ao verdadeiro presente do futuro, que se faz presente hoje. E aqui chegamos a um ponto muito importante".

Bento XVI enfatizou: "Um grande problema do cristianismo no mundo de hoje é que não se pensa mais no futuro de Deus: a mera presença deste mundo parece ser suficiente. Só queremos ter este mundo, apenas viver neste mundo. Assim fechamos a porta para a verdadeira grandeza da nossa vida".

O sentido do celibato como antecipação do futuro é justamente a abertura dessas portas, para deixar o mundo crescer, para mostrar a realidade do futuro, "que já devemos viver como presente. Assim vivemos no testemunho de fé: realmente acreditamos que Deus existe, que Deus tem um papel a desempenhar em minha vida, que posso construir minha vida em Cristo, na vida futura".

Confira também:

Mais em