Gerardo Fernández, deputado estadual de Guanajuato, México, pelo Partido Verde Ecologista, foi criticado por dizer que o bebê só é humano depois de nascer.

Através do Twitter, Fernández, que disse que queria “eliminar a tipificação do aborto como crime em Guanajuato”, escreveu: “Embrião -> Feto -> Humano. Se está em gestação, é um feto.

 

O político, defensor da despenalização do aborto, recebeu muitas críticas a sua publicação. Um enfermeiro escreveu: “posso lhe dizer com total certeza e com base na minha formação profissional e minhas atualizações, que você está totalmente errado. Zigoto, embrião, feto, neonato, criança, adolescente, adulto, idoso: são todas etapas do ser humano".

“Olha então, quem diria, somos todos ‘trans-espécies’, primeiro somos da espécie embrionária, depois da espécie feto e por fim nos tornamos da espécie humana. Incrível, obrigado por suas informações esclarecidas sobre embriologia, meu estimado deputado e engenheiro", ironizou outra usuária do Twitter.

A estudante de medicina Cynthia Canales pediu ao deputado mexicano que aplique "mais biologia e menos ideologia".

“Os seres vivos passam por etapas de desenvolvimento. Os mamíferos (inclusive os humanos) começam como zigoto > embrião > feto > neonato > lactante > infante > É humano desde o início ou nunca chegará a ser", disse-lhe.

A polêmica mensagem de Gerardo Fernández ocorreu entre as respostas ao seu anúncio de um evento sobre a despenalização do aborto para esta quarta-feira, 2 de fevereiro.

Ao responder a uma pergunta sobre "quanto pagam as empresas de aborto para que deputados e senadores contrariem toda a lógica", Fernández disse que "fazemos isso sem fins lucrativos".

Frida Espinosa, cofundadora da plataforma Juventude e Vida (JUVI), disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, ser "extremamente perigoso que um político que ocupa um cargo público seja capaz de dizer uma barbaridade como que um feto não é humano até que nasce”.

“Como é possível que uma pessoa em um cargo de poder acredite que tem a capacidade de decidir quem é humano e quem não é? Acaso nos esquecemos que todos os grandes problemas sociais que aconteceram em diferentes momentos da história pela negação da humanidade e dignidade de certas pessoas?”

Para Espinosa, “o mais irônico é que o partido que representa se cansou de promover iniciativas para proteger animais e plantas, mas agora quer promover uma lei para matar humanos”.

O político pró-vida mexicano Juan Carlos Leal, presidente da plataforma política Creemos, destacou que Gerardo Fernández “é ignorante, pois infelizmente não conhece o processo da vida humana, que começa na concepção”.

“É um humano desde que é um embrião, porque é um embrião humano, um feto humano, e quando nasce é uma criança humana, um adolescente humano e um adulto”, destacou.

Para Leal "a postura deste deputado do Partido Verde é lamentável", e destacou que está "violando os princípios do seu partido".

O político pró-vida lembrou que entre os princípios do Partido Verde Ecologista está “abster-se de tirar vantagem de qualquer tipo para danificar ou prejudicar os seres vivos ou o meio ambiente”.

Leal destacou que “um humano em gestação é um ser vivo que está crescendo no útero. Então você também está violando os princípios do seu partido.”

Confira também:

Mais em