A Santa Sé autorizou a abertura da causa de canonização de Akash Bashir, que morreu ao interceptar um homem-bomba que cometeria um atentado contra os fiéis reunidos na igreja de São João, em Lahore, Paquistão.

A Agência de Notícias Salesiana (ANS) informou que a Santa Sé divulgou em 24 de janeiro a autorização, concedida em 9 de novembro de 2021, para a abertura da causa do martírio de Akash Bashir (1994-2015).

O paquistanês Akash Bashir morreu mártir em 15 de março de 2015 para impedir que um terrorista provocasse um massacre dentro da igreja de São João, no bairro cristão de Youhanabad, em Lahore.

Akash Bashir tinha 20 anos, estudou no Instituto Técnico Dom Bosco de Lahore e tornou-se voluntário da segurança, por isso estava de plantão vigiando a entrada da igreja. Poucos minutos depois de saber que uma igreja anglicana próxima havia sido atacada, Akash avistou um homem suspeito.

Ao tentar bloquear o suspeito, o criminoso ameaçou-o, declarando possuir uma bomba. Mas o jovem não se intimidou: abraçou-o para evitar que entrasse na igreja e cometesse um atentado.

O terrorista detonou as bombas, matando Akash e outras duas pessoas. Segundo a ANS, “com seu sacrifício, o jovem salesiano salvou a vida de mais de cem pessoas”.

“Para os cristãos de Youhanabad, para a Igreja de Deus no Paquistão e para toda a Família Salesiana, Akash, com sua grande fé, é exatamente isso: um farol, um exemplo a ser seguido. Muitos vão ao seu túmulo para rezar e pedir intercessão", destacou a ANS.

ANS destacou também que “seu ato corajoso continua inspirando os católicos paquistaneses hoje em seu caminho diário e os motiva a não desanimar diante dos muitos desafios e perseguições que ainda enfrentam. O brilhante exemplo de Akash Bashir, ex-aluno salesiano, continua se espalhando pelo mundo. Ele encarnou a palavra de Jesus: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos’”.

Confira também: