Uma escultura do Menino Jesus foi devolvida ao Museu de Arte Colonial de São Francisco, em Santiago, Chile, em 28 de janeiro.

Na sexta-feira, 21 de janeiro, dois indivíduos entraram às 11h25 como visitantes do museu, localizado ao lado da igreja de São Francisco, no centro da capital.

Os indivíduos roubaram da sala da sacristia do museu a pequena escultura do Menino Jesus que estava sendo carregado pela Virgem da Candelária, festa que se celebra no dia 2 de fevereiro. Ao arrancá-lo, quebraram um dos dedos da imagem da Virgem e depois o guardaram em uma bolsa.

A equipe do museu só percebeu o roubo no dia seguinte, quando alguns turistas relataram que a Virgem da Candelária havia caído do altar onde estava.

Em um comunicado publicado em 31 de janeiro, o museu explicou que a pequena escultura do século XVIII foi devolvida às 11h40, "exatamente uma semana depois de seu roubo”.

“Após uma semana intensa de divulgação e de uma grande mobilização de todas as pessoas ligadas ao museu e à imprensa, a escultura foi devolvida por uma pessoa em uma bolsa”, diz o comunicado.

“Chegou ao museu como um pequeno pacote, sendo recebida pela equipe de guias do museu na própria bilheteria”, acrescentou.

Nancy, a gerente da área, “abriu um pouco a sacola e viu uma cabecinha com cachos dourados. 'O menino perdido! O menino está de volta!”, gritou enquanto “a equipe se reuniu em torno da figura”, relataram.

Imediatamente avisaram a Brigada de Investigação de Crimes contra o Ambiente e o Patrimônio (BRIDESMA) da Polícia de Investigação (PDI) que rapidamente foi para o museu.

Durante a tarde de sábado, 29, a PDI autorizou a publicação das informações.

"A imagem, embora tenha sido devolvida com todos os seus elementos, sofreu alguns danos, principalmente nas extremidades, que, juntamente com os danos na Virgem onde estava grudada, impossibilitam a sua exposição em curto prazo”.

“Vai precisar de trabalhos de restauração e, principalmente, financiamento para que toda a escultura volte a fazer parte da exposição permanente do nosso museu, além disso, vamos ter que aumentar a segurança para evitar novo roubo desta imagem e de todas as obras de arte que estão no museu”, afirmaram.

Dessa forma, enquanto a PDI continua investigando para encontrar os responsáveis, o museu começou a buscar financiamento para restaurar a escultura.

Quando soube do roubo em 25 de janeiro, o diretor do museu, Máximo Cavieres Iturriaga, falou que este é “um acontecimento completamente lamentável para a arte, e a arte colonial”.

Em relação à segurança, afirmou que “buscaram diferentes formas de proteger e fortalecer as medidas de segurança. Estamos cientes disso, mas a questão orçamentária do nosso Museu dificulta a implantação ou a busca de melhorias. Só por meio de projetos ou doações poderíamos melhorar essa situação.”

Confira também: