O padre jesuíta Thierry Linard de Guertechin, que fazia as Análises de Conjuntura sobre o Brasil para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), morreu ontem, 30 de janeiro. Nascido em Bruxelas, na Bélgica, o missionário foi diagnosticado com câncer em 2008 e ano passado afastou-se de suas atividades por causa do agravamento da doença. O padre Linard será traslado para Brasília para ser sepultado.

Linard foi ordenado sacerdote em junho de 1975 pelo cardeal Joseph Suenens, arcebispo de Bruxelas-Malines, um dos principais protagonistas do Concílio Vaticano II e defensor de reformas modernizantes depois do Concílio.

Padre Linard mudou-se para o Brasil no ano de sua ordenação, atraído pelos colegas brasileiros com quem tinha estudado. Trabalhou no Rio de Janeiro por duas décadas, dividindo-se entre as funções de professor na PUC-Rio, diretor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades/Centro João XXXIII) e membro da pastoral na comunidade da Rocinha, onde deu início à Ação Social Padre Anchieta (ASPA), da qual foi diretor espiritual.

Em 1998, o padre mudou-se para Brasília, onde se instalou o Ibrades do qual foi nomeado diretor. Foi também membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) da CNBB.

Foi também diretor do Centro Cultural de Brasília de 2005 a 2011 e esteve por trás do Mapa das Religiões, publicação sobre a pertença religiosa no Brasil a partir dos censos do IBGE. Mais recentemente, foi coordenador do projeto Diálogos em Construção do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), organismo da Província dos Jesuítas do Brasil do qual foi um dos idealizadores.

Confira também: