A igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Torre de Moncorvo, em Portugal, foi elevada a basílica menor. Segundo a diocese de Bragança-Miranda, essa atribuição concedida pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé “reconhece a importância deste templo na ação pastoral, litúrgica e espiritual e o seu valor patrimonial e arquitetônico”.

A matriz de Torre de Moncorvo começou a ser construída na primeira metade do século XVI e suas obras foram concluídas nos primeiros anos do século seguinte.  Desde 1910, é considerada Monumento Nacional.

A igreja possui um estilo quinhentista, com uma fachada onde domina a torre sineira. A capela-mor ostenta na parede de fundo um retábulo barroco de talha dourada e, nas paredes laterais, afrescos alusivos a cenas bíblicas, entre as quais uma “Última Ceia”. Segundo a diocese de Bragança-Miranda, o templo é um dos imóveis de maior valor arquitetônico do distrito.

A proposta de elevação à basílica menor foi apresentada pelo administrador diocesano de Bragança-Miranda e arcebispo eleito de Braga, dom José Cordeiro, e teve a colaboração da Conferência Episcopal Portuguesa, do conselho Ppresbiteral da diocese de Bragança-Miranda, da câmara municipal de Torre de Moncorvo, da Direção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Moncorvo e da Unidade Pastoral de São José. Dom José Cordeiro afirmou ter recebido a notícia da elevação do templo à basílica “com gratidão à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”.

A instalação da Basílica de Torre de Moncorvo será no dia 18 de julho, memória de são Bartolomeu dos Mártires. Este santo português nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514. Foi arcebispo de Braga em uma ocasião em que a arquidiocese incluía os territórios das dioceses de Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo. Afirmou-se como uma das vozes de referência no Concílio de Trento (1543- 1563).

Com esta concessão do título de basílica à igreja de Torre de Moncorvo, Portugal passa a contar com 19 basílicas menores. Na diocese de Bragança-Miranda, está é a segunda basílica. Em 2014, o santuário de Santo Cristo de Outeiro foi elevado à basílica menor, sendo a única em Portugal situada em meio rural.

Confira também: